NotíciasRio Grande do Sul

Jovens têm até 30 de junho para o alistamento militar em Caxias do Sul

Os jovens que nasceram no ano de 2000 e que completam 18 anos em 2018, já podem realizar o alistamento militar, extensivo também, aos jovens de classes anteriores que ainda não se alistaram. De 1º de janeiro até 30 de junho, o jovem deverá se alistar pelo site (https://www.alistamento.eb.mil.br/) ou diretamente na Junta de Serviço Militar, que fica no 3º andar do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves número 1.333, bairro Exposição).

Os documentos necessários para o alistamento podem ser a CTPS, carteira de identidade com CPF ou CNH, acompanhados do comprovante de endereço e também de um endereço de e-mail válido, tanto no site como na Junta. Caso o jovem não possua o documento com foto, deverá providenciar com antecedência ou, no caso de não haver mais tempo hábil, deve levar à Junta Militar a certidão de nascimento e o comprovante de residência. A Junta oferece computadores para os jovens realizarem o alistamento online.

Após o cadastro, o conscrito deve responder o questionário médico e imprimir seu Certificado de Alistamento (CAM). O jovem também recebe um número de registro de alistamento (RA) no CAM e poderá verificar, com o número do RA ou o CPF, a data da sua apresentação ao Exército diretamente na guia “Serviços ao cidadão/acompanhar alistamento”.

Somente após a passagem pela seleção militar no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), o jovem saberá se foi dispensado ou distribuído e se receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Obrigatoriedade

Todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2018 devem se alistar. Caso perca o prazo, o jovem deve ir a uma Junta e pagar uma multa de R$ 4,10 para fazer o alistamento. A Lei do Serviço Militar estabelece que quem não se alista não pode se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter passaporte ou prorrogar a validade do documento, ser empregado em empresas ou exercer cargo público, prestar concursos, obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, entre outros impedimentos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3218.6000, ramal 6213.

Imprensa/PMCS

Botão Voltar ao topo