NotíciasRio Grande do Sul

Educação Infantil municipal de Caxias do Sul retomam atividades nesta quinta-feira

As atividades nas escolas de Educação Infantil da rede municipal serão retomadas nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. As assinaturas dos contratos de gestão compartilhada entre a Prefeitura e as três entidades que administram as 44 escolas em Caxias do Sul foram concluídas no início desta semana. O novo modelo estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em conformidade com a Lei Federal 13.019.

A rede conta com cerca de 4,3 mil vagas e, para este ano, foram criadas mais 630 novas vagas para crianças de zero a três anos. “Essa ampliação só foi possível pela transição de algumas crianças do Jardim II para o Ensino Fundamental, assim como pela reorganização dos espaços e níveis de ensino da Educação Infantil. Para 2018, o controle de frequência será ainda mais rigoroso, buscando a utilização das vagas que se tornarem ociosas pela infrequência de crianças matriculadas. Desta forma, atenderemos um número maior de crianças na rede municipal”, destaca a secretária da Educação, Marina Matiello.

As três entidades que passam a gerir as escolas são: Associação Educacional Jardelino Ramos, Escola de Educação Infantil Educaxias e Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren. Cada entidade foi responsável pela contratação dos profissionais. No total, foram contratados 507 funcionários, entre coordenadoras, educadores, cozinheiras, auxiliares de cozinha e de limpeza, e cuidadores. O primeiro repasse de verbas para as entidades também será feito no dia 1º de fevereiro, garantindo o pagamento regular dos educadores.

O horário de funcionamento nas escolas é das 6h30 às 18h18.

Nosso Amiguinho passa por reformas

A Escola de Educação Infantil Nosso Amiguinho, que apresentava avarias no telhado e na rede elétrica, atualmente passa por reformas. As obras iniciaram no dia 24 de janeiro. As crianças matriculadas foram remanejadas para outras escolas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental que oferecem turmas. As reformas contemplam piso, telhado e forro; pintura interna e externa do prédio; além de reforma nas instalações elétricas. A obra, fiscalizada pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), tem previsão de entrega para 120 dias.

Imprensa/PMCS
Foto: Petter Campagna Kunrath

Botão Voltar ao topo