NotíciasRio Grande do Sul

Canoas inaugura o primeiro Santuário Sincrético do Brasil

A Prefeitura de Canoas promoveu nesta sexta-feira (2/02), dia em que se comemora Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, a inauguração do primeiro Santuário Sincrético do Brasil. O espaço fica na Praia do Paquetá e conta com 17 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católica e Indígena.

O trabalho foi realizado por equipes da própria Prefeitura de Canoas. As imagens foram esculpidas com fibra e resina e estão fixadas em uma chapa para evitar que a ação dos ventos possa danificá-las. Estão representados Jesus Cristo (Oxála), São Pedro (Bará), São Jerônimo (Xangô), São Miguel (Xangô), São Jorge (Ogum), Cosme e Damião, Nossa Senhora Aparecida (Oxum), Nossa Senhora da Conceição (Oxum), Santa Barbara (Iansã), São Sebastião (Oxóssi), Santo Antonio (Bará), Cabocla Jurema, Ogum de Lei, Ogum Beira Mar, Caboclo Cobra Coral e Iemanjá.

No ato de inauguração do espaço o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, destacou o compromisso da administração com o dinheiro público ao realizar uma obra com custo baixo. “O investimento aqui foi de R$ 47 mil. Dinheiro usado para aquisição das imagens. O restante tudo feito com esforço dos nossos funcionários. Trata-se de uma demonstração de austeridade e respeito aos cofres públicos”, afirmou.

Segundo o prefeito de Canoas, o espaço ainda vai ser melhorado nos próximos dias. “Acima de tudo pedimos o apoio da população da Praia do Paquetá para que possamos conservar este Santuário e transformá-lo em uma atração turística de Canoas”, acrescentou.

Para o presidente da Federação Afro Umbandista do Rio Grande do Sul (Fauers), Éverton Alfonsin, a concretização do Santuário Sincrético é uma demonstração de que Canoas acredita em todas as religiões.

“A partir desta data de 2 de fevereiro o município conta com uma atração que vai fomentar o turismo religioso. Trata-se de um dia histórico”, disse. Em sua fala, o padre Leonardo Reichert, da Paróquia Imaculada Conceição, reforçou a importância do Santuário ser ecológico e estar ao lado do Rio dos Sinos, na Praia do Paquetá.

Botão Voltar ao topo