Porto AlegreRio Grande do Sul

Exposição de Alejandro Arnutti no Memorial do RS

A primeira mostra do artista plástico uruguaio em Porto Alegre tem curadoria de Sérgio Rojas e traz obras inspiradas nos costumes da região do Pampa – Foto: Reprodução/Memorial do RS

‘Pampa Além Fronteiras’ é o título e o tema da primeira exposição do artista plástico uruguaio Alejandro Arnutti em Porto Alegre. Sob a curadoria do cantor e compositor gaúcho Sérgio Rojas, a mostra acontece no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, de quarta-feira (7) a 11 de março. A abertura está programada para terça-feira (6), às 19h, e conta com apresentação musical de Sérgio Rojas e Daniel Torres. A entrada é franca.

A mostra traz 30 quadros com técnicas diversificadas, como óleo sobre acrílico e sobre tela, carvão sobre cartão, aquarela sobre papel, além de esculturas de resina de poliéster. As obras exploram o ambiente do campo e a diversidade de usos e costumes entre as três fronteiras: Brasil, Argentina e Uruguai. O artista transpõe na tela detalhes essenciais, como a expressividade e a veracidade na narrativa das tradições, concebidas no estilo gauchesco, vivenciado na sua infância e juventude.

Sobre Alejandro Arnutti

Hermes Alejandro Arnutti dela Porta nasceu em Artigas (Uruguai), em 1981. Aos quatro anos, fez os primeiros esboços. Aos oito, frequentou a Oficina de Desenho da Casa de Cultura de sua cidade natal, despertando também para o desenho. A vocação como pintor foi assumida aos 17 anos. Em 1999, cursou o atelier de Elsa Trolio, em Salto (Uruguai), onde assimilou conceitos e práticas da pintura clássica. Aprofundou seu trabalho com releituras de obras de grandes mestres do Renascimento, Barroco, Realismo e Impressionismo. Os estudos nos museus de Montevidéu e Buenos Aires resultaram em avanços no estilo realista neoclássico, definindo sua técnica de pintura, com refinamento de luz e sombra, composição e harmonia das cores.

Com talento reconhecido em premiações e mostras em diversos países, o artista participa de exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos, Itália, Brasil, Uruguai e Argentina. Desde 2012, é professor na Oficina de Desenho e Pintura para jovens e adultos, promovida pela Secretaria de Cultura de Uruguaiana. Entre as premiações, o primeiro lugar no concurso internacional de pintura Encuentros Del Arte Contemporaneo, em Punta del Este (Uruguai), em 2013.

SERVIÇO

  • O quê: Pampa Além Fronteiras, exposição do artista plástico uruguaio Alejandro Arnutti
  • Quando: Abertura na terça-feira (6), às 19h, com apresentação de Sérgio Rojas e Daniel Torres; visitação de 7 de fevereiro a 11 de março
  • Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Centro Histórico, Porto Alegre)
Botão Voltar ao topo