Saúde

Aprenda a reconhecer os primeiros sinais da psoríase

Diagnosticar a psoríase pode ser um desafio. Muitas vezes, os pacientes precisam consultar médicos de diferentes especialidades antes de receberem um diagnóstico preciso desta doença crônica de pele. Isso ocorre porque as manchas na pele, comuns na psoríase, podem variar em aparência entre os pacientes e nem sempre são descamativas. Além disso, é comum que as manchas desapareçam e reapareçam espontaneamente.

Será que dá para saber que se tem a doença antes mesmo de procurar a ajuda de um dermatologista? Não, é necessário o diagnóstico médico. Mas é possível esclarecer alguns pontos para que você possa ter uma noção prévia sobre a psoríase. Primeiramente, é importante saber que ela envolve fatores hereditários, ou seja, é comum aparecer na mesma família.

Foto por: Eszter Miller /Pixabay

Existem alguns sinais típicos da psoríase, como manchas descamativas na pele com aspecto avermelhado que podem coçar e deixam a região desidratada. Além de poder surgir em diferentes partes do corpo, como braços, abdômen, costas, pernas e couro cabeludo, a doença pode se manifestar também nas unhas e entre os dedos.

Vale ressaltar ainda que essas manchas podem proliferar de um dia para o outro. “O que começa com uma simples lesão, pode virar uma placa maior na pele”, esclarece a dermatologista consultora da Biobalance, Dra. Maria Paula Del Nero.

O importante é ter em mente que a psoríase não é contagiosa e que já há tratamentos eficazes para combatê-la, como cremes calmantes sem corticoides e de uso tópico.

“É importante atuar também na prevenção das crises, usando cremes altamente hidratantes, emolientes e de boa qualidade todos os dias, mesmo quando as lesões não estão aparentes, pois melhorando a barreira cutânea, conseguimos diminuir as crises”, explica.

Quem tem psoríase deve ficar constantemente atento aos sintomas para evitar crises e controlar a doença. “Não se pode deixar que a psoríase interfira na sua qualidade de vida. Então, o caminho certo é seguir à risca o tratamento médico recomendado”, afirma a Dra. Maria Paula.

Mais informações sobre a psoríase

Sem causa conhecida, sabe-se que a doença está relacionada com uma possível disfunção no sistema imunológico que faz com que as células-T, responsáveis pela defesa do organismo, ataquem as células da pele, que se multiplicam desordenadamente.

Crônica, a psoríase ocorre em ciclos

Além de ser genética, e hereditária, a doença ainda pode ser desencadeada por um fator externo, como o estresse.

Botão Voltar ao topo