Saúde

Distúrbio da deglutição: estresse e má alimentação agravam a doença

Distúrbio da deglutição quer dizer dificuldade em fazer progredir os alimentos da boca até o estômago. Como este trajeto é longo, o problema pode estar em qualquer ponto da via digestiva (boca, faringe, laringe, esôfago, esfíncteres, recessos ou bolsas na laringe e ou no esôfago, ou o problema pode vir do estômago).

Chamada pelos médicos de disfagia, a doença também pode ser decorrente do sistema nervoso central (trauma crânio encefálico, AVC, derrame, paralisia cerebral) onde se localiza o centro de controle e comando da deglutição.  Os principais sintomas da disfagia são eructações (arrotos), tosse, engasgos, sensação de refluxo dos alimentos ingeridos, sensação de empachamento gástrico, distensão abdominal, náuseas, vômitos, azia, queimação, flatulência, pigarro, sensação de bolo na garganta e dor abdominal.

A especialista em otorrinolaringologia, Dra. Jeanne Oiticica, explica que a doença é bem comum nos dias de hoje. “Em especial se considerarmos que as pessoas se alimentam mal (alimentos muito processados), mastigam pouco, comem muito rápido e estão sempre correndo e apressadas. O estresse e a pressão do dia a dia também são agravantes”.

O tratamento, segundo a médica, que também é chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, inclui mudanças de hábitos, fracionamento da dieta, dar preferência aos alimentos in natura, beber água regularmente, evitar bebidas gaseificadas, álcool, abuso de café, alimentos condimentados e frituras. Se ao adotar essas medicas citadas acima os sintomas não melhorarem, é importante procurar um especialista, já que pode ser necessário o tratamento com medicamentos ou até mesmo cirurgia.

“Automedicação e autotratamento são perigosos, pois pode haver regurgitação, ou seja, o alimento refluir e voltar. Neste trajeto em contramão também pode ocorrer a broncoaspiração, quando o líquido (ácido do estômago e ou alimento) penetra na via respiratória, que pode desencadear dispneia (falta de ar), pneumonia, entre outras complicações”, alerta Dra. Jeanne. O distúrbio da deglutição também pode estar associado a alguma outra doença, como refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, laringocele/esofagocele (bolsas ou recessos que existem na laringe e ou esôfago), inflamação ou infecção no trato digestivo e até mesmo câncer.

Perfil Dra. Jeanne Oiticica
Médica otorrinolaringologista, concursada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Senso-Stricto da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.
Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Responsável do Ambulatório de Surdez Súbita do hospital das Clínicas – São Paulo.

Botão Voltar ao topo