Saúde

Dormir mal pode aumentar chances de hipertensão

O que fazer para prevenir a doença? “Uma das recomendações é dormir bem”, orienta Dr. Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão do HCor. Isso porque o distúrbio do sono aumenta as chances de ter hipertensão arterial. “Dormir mal pode causar sonolência, dificuldade de concentração e irritabilidade, além de predispor a problemas cardiovasculares, como as arritmias cardíacas, por exemplo”, afirma.

Enquanto estamos dormindo todo o nosso organismo passa por um período de descanso e restabelecimento. Com o coração e o cérebro não é diferente. “Nas fases profundas do sono, os hormônios que controlam a circulação são produzidos. Assim, pela manhã, os níveis hormonais estão em ordem. Se o indivíduo dorme mal, ele produz menos hormônios que controlam a nossa circulação, e isso pode levar a problemas cardiovasculares como a hipertensão e doenças do coração. “Durante o sono, tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial são reduzidas, como uma forma de descanso e regeneração do sistema cardíaco”, explica o cardiologista do HCor.

Por ser a mais prevalente em aproximadamente 35% da população adulta, a hipertensão arterial é considerada o principal fator de risco para as complicações cardiovasculares – que são responsáveis pela maioria das mortes nessa população. Quando a pressão está acima de 140 / 90 mmHg, pode haver comprometimento dos chamados órgãos alvo da hipertensão como o coração, rins e cérebro, que acabam levando a insuficiência cardíaca, infarto, derrame cerebral e insuficiência renal”, ressalta.

A hipertensão arterial também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que são as artérias que nutrem o coração, podendo levar ao infarto. Assim, uma das melhores maneiras de prevenir as doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial.

Para conseguir este controle é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos regularmente, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever. “Quase um quarto da população adulta brasileira é hipertensa, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Pensando nestes dados alarmantes, no Dia Mundial do Coração vamos fazer de tudo para ter um coração mais saudável e controlar a pressão arterial o melhor possível, pois só dessa maneira podemos viver com um coração feliz para o resto de nossas vidas”, salienta Dr. Amodeo.

Dicas do cardiologista do HCor para o controle da hipertensão arterial:

  • Pratique exercícios físicos regularmente pelo menos três vezes por semana com duração mínima de 40 minutos
  • Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco
  • Cuide da alimentação. Receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de serem preparadas em casa. Cuidado com alimentos industrializados, enlatados e embutidos, pois são ricos em sal
  • Somente faça dietas com acompanhamento nutricional. Desconfie de regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias. Além de não ser um hábito saudável, fechar a boca enfraquece o organismo e pode provocar hipoglicemia, ou seja, perda de açúcar no sangue
  • Aprenda a controlar o estresse
  • Procure ter uma boa noite de sono. O ideal é dormir em um ambiente silencioso e escuro. Assim podemos atingir várias vezes as fases profundas do sono com “recarga” da quantidade de hormônios que vamos precisar para o dia seguinte.
Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios