NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Novo Hamburgo lança edital do BID para obras no Centro

A Prefeitura publica nesta sexta-feira, dia 9, o aviso de Licitação Pública Nacional (LPN) para aplicação de uma parcela dos recursos previstos pelo Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) de Novo Hamburgo. A abertura dos envelopes, contendo as propostas das empresas concorrentes, está marcada para as 14 horas do dia 12 de março, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Estes recursos são específicos e destinados exclusivamente às obras do BID, pois integram o Programa Procidades, não podendo ser redirecionados ou utilizados para outras áreas.

O edital prevê investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de obras de pavimentação, sinalização viária, urbanização, modernização de redes de saneamento e drenagem, rede elétrica e de iluminação na Praça do Imigrante, no Calçadão Osvaldo Cruz e em mais nove ruas centrais no entorno dos logradouros.

“Este é mais um passo importante neste grande trabalho que nossa gestão vem executando desde que assumimos. Estas intervenções transformarão a área central em um lugar atrativo, permitindo que a comunidade volte a ocupar este espaço, além de atrair visitantes para consumir no comércio local. É um desafio que assumimos e que demonstra o nosso compromisso em construir uma cidade melhor para todos”, ressalta a prefeita Fátima Daudt. Ela lembra ainda que este foi o primeiro caso em que um município conseguiu reverter uma situação deste tipo. “Resgatamos nossa credibilidade junto ao BID”, destaca.

Qualidade de vida

O município aplicará o plano de melhorias da área central por meio do programa Procidades, uma linha de crédito destinada a financiar obras de infraestrutura urbana. No ano passado, a atual gestão negociou a recuperação do contrato com o BID, em articulação com o Ministério do Planejamento. Com a nova configuração urbana, o projeto traz melhor qualidade de vida aos moradores, incentivando ainda a economia local e o turismo.

Além da Rua General Neto, hoje Calçadão Osvaldo Cruz, outras nove vias de acesso fazem parte do plano de readequação de espaços públicos: Avenida Pedro Adams Filho, Rua Cinco de Abril, Rua David Canabarro, Rua Joaquim Nabuco, Rua Lima e Silva, Rua Magalhães Calvet, Rua Cidade de Atlântida e Avenida Primeiro de Março, mais o Largo Povo de Canelones.

O planejamento urbanístico e de paisagismo tornará o Centro mais dinâmico e funcional. Um chafariz interativo será uma das atrações a serem implementadas na Praça do Imigrante, além de outras soluções de mobilidade para pedestres e veículos, além de atrativos para as mais diferentes faixas etárias, tanto na Praça como no Calçadão.

Ainda estão previstas intervenções como sinaleiras inteligentes e iluminação em lâmpadas de LED, que valoriza a vegetação. Além disso, haverá novos banheiros públicos e recursos de acessibilidade universal, como piso podotátil (faixas em alto relevo no chão), e rampas de acesso.

O montante do empréstimo recuperado com o BID pela Gestão Fátima Daudt, para execução de melhorias no Município, corresponde a US$ 23,910 milhões.

Botão Voltar ao topo