Rio Grande do Sul

Vigilância Epidemiológica de Farroupilha aplica mais de 24 mil doses de vacinas em 2017

Número é referente as campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde, além do calendário básico de vacinação das crianças.

Ao vacinar a população, diminui a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida.

Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. No país, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas. Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças também tiveram seus casos reduzidos, como é o caso do tétano neonatal.

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, o cidadão está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. É primordial, portanto, que em toda consulta médica, seja ela de rotina ou de emergência, verifique-se a carteira de vacinas e oriente-se sobre as doses que estejam faltando.

E a vacinação é uma das competências do Departamento de Vigilância Epidemiológica, que tem como objetivo realizar análises que permitam o monitoramento do quadro epidemiológico do município e subsidiem a formulação, implementação e avaliação das ações de prevenção e controle de doenças e agravos, a definição de prioridades e a organização dos serviços e ações de saúde.

Em 2017, mais de 24 mil doses de vacinas foram aplicadas na população farroupilhense durante as campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza:

As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus naquela época. Somente no ano passado, em Farroupilha, 17.716 pessoas vacinadas, dividas nos grupos prioritários abaixo relacionados:

  • Idosos: 6.517
  • Gestantes: 427
  • Puérperas: 108
  • Trabalhadores de saúde: 1.041
  • Professores: 700
  • Crianças de 6 meses a < de 2 anos: 903
  • Crianças de 2 a < de 5 anos: 1.600
  • Indígenas: 80
  • Pacientes Crônicos: 2.849
  • Sem comorbidades: 3.501

Campanha Nacional de Multivacinação:

Essa campanha tem como objetivo completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com o calendário de vacinação.

Todas as 17 vacinas disponíveis no Calendário para as crianças foram oferecidas durante a campanha.

  • Crianças de 0 a 9 anos: 1.290 doses aplicadas
  • Adolescentes de 10 a < de 15 anos: 272 doses aplicadas

Campanha de vacinação HPV Meninos e Meningo C Meninos e Meninas na Escola:

Devem receber a vacina contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 15 anos incompletos. Do total de cânceres no mundo, 4,5% são causados pelo HPV. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Para que os adolescentes estejam devidamente protegidos contra o HPV recomenda-se um esquema de duas doses com intervalo mínimo de 6 meses entre elas.

Farroupilha foi uma das cidades pioneiras a vacinar os garotos. Por isso, algumas das faixas etárias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde já tinham recebido as vacinadas na campanha municipal.

Em relação à vacina contra a meningite C, é importante lembrar que, em longo prazo, vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção após a vacinação no período da infância. Uma nova dose dessa vacina nos adolescentes proporciona proteção direta desses grupos etários e estende a proteção a indivíduos não vacinados.

Resultado da Vacinação realizada na s Escolas e Postos de Saúde:

  • HPV Meninos: 1ª dose: 1.492 e 2ª dose: 580
  • Meningo C Meninos e Meninas: dose única: 2.135

Vacinação contra difteria e tétano e Hepatite B nas Empresas:

O trabalhador é membro de uma determinada comunidade, onde vive com seus familiares, estando exposto aos riscos lá existentes. A empresa é uma excelente alternativa para a vacinação que visa a proteger seus funcionários contra os agravos da comunidade em que vive.

Para a faixa etária usual do trabalhador, são vacinas recomendáveis (independentemente da natureza e das condições de trabalho): tétano, difteria, hepatite B. Algumas das empresas atendidas:

  • Frigorifico Chesini: Vacinado 121 funcionários
  • Frigofar: Vacinado 63 funcionários
  • Carrer Alimentos: vacinado 102 funcionários

As empresas que desejam realizar campanhas de vacinação em seus colaboram devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiologia.

Censo de Vacinação da Febre Amarela na Área Rural:

A população rural do Estado foi vacinada contra a Febre Amarela. Essa foi uma ação de prevenção, para evitar surto como acontecia em Minas Gerais, por exemplo, na época do censo. Mas é importante ressaltar que nenhum caso foi registrado no Rio Grande do Sul.

  • Total de famílias que compareceram no censo: 799, somando 2.421 pessoas
  • Nº de pessoas vacinadas durante o censo: 486

A Vigilância Epidemiológica está localizada junto a Unidade Bacia de Saúde Centra, na Rua 13 de Maio, 533, Centro. O telefone é 54 3261-1094. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.

 

Fotos: Adroir Fotógrafo/PMF

Botão Voltar ao topo