CASANEWS

Missão leva profissionais para imersão em construções sustentáveis HQE em Paris

Paris é conhecida como uma das cidades de vanguarda em sustentabilidade na construção civil e planejamento urbano. Um dos expoentes desse pioneirismo é a certificação HQE (Haute Qualité Environnementale) − principal selo global de avaliação de desempenho nesse segmento. Como forma de proporcionar uma imersão nos avanços desse tema a empresários e especialistas brasileiros, a Fundação Vanzolini, que adaptou a certificação para o Brasil em 2008, como AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), organiza, de 19 a 26 de maio de 2018, a Missão Técnico-Empresarial AQUA-HQE – Paris.

Com apoio da entidade francesa de fomento às iniciativas HQE pelo mundo, a Cerway, a missão prevê roteiro especial para empresários e profissionais da área da construção, arquitetos, engenheiros, construtores e interessados em conhecer, se atualizar e se aperfeiçoar nos conceitos, técnicas, tecnologias e inovações da construção sustentável.

A agenda inclui visitas técnicas guiadas a empreendimentos certificados HQE na capital francesa e região, de diferentes tipologias e padrões, sempre com acompanhamento e orientação adequados. Além de visitas a empresas, construtoras e escritórios de Arquitetura e Engenharia.

O roteiro inclui visita ao CSTB – Centre Scientifique et Technique du Bâtiment, centro de pesquisas responsável pela criação da certificação francesa, que oferecerá, para os membros da missão, curso preparatório para a formação profissional Referente HQE e certificação emitida pela entidade francesa. O profissional, após o curso, terá a titulação profissional de Planejamento e Realização da certificação, válida no mundo todo.

A Missão Técnico-Empresarial AQUA-HQE Paris 2018 tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência única sobre os mais avançados conceitos de construção sustentável na França. Além de abordar aspectos históricos e urbanísticos de Paris, como exemplo para o mundo em inovação e progresso social.

Sobre a Certificação HQE

Com metas ousadas e inovadoras, o HQE (que se refere a Alta Qualidade Ambiental, na sigla em francês) define parâmetros para a construção e gestão de edifícios sustentáveis, desde 1992, na França. Trata-se, portanto, de uma das certificações ambientais de empreendimentos sustentáveis pioneiras no mundo. O HQE ™ agrega valor e estimula qualidade da construção e dos ambientes construídos por meio da promoção de melhores práticas e da qualidade dos processos de planejamento, projeto e construção, bem como de operação dos empreendimentos, ao longo de toda a vida útil.

Botão Voltar ao topo