NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul ganhará nova escola na segunda-feira (19/02)

Prefeitura entrega nova escola para comunidade do bairro Cidade Nova. Com a inauguração, oferta de vagas na rede municipal de ensino será ampliada na Zona Oeste

O ano letivo 2018 começa com uma boa notícia para a rede municipal de ensino. Na próxima segunda-feira (19/02), a Prefeitura de Caxias do Sul inaugura a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova. A estrutura era uma antiga reivindicação dos moradores da Zona Oeste e atenderá cerca de 500 estudantes.

Serão quatro turmas de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos (duas turmas de Jardim I e duas turmas de Jardim II), além de duas turmas do primeiro ano e uma turma de cada um dos anos restantes do Ensino Fundamental (2° ao 9° ano). A escola possui nove salas de aula, além de laboratórios, refeitório, quadras de esporte e acesso para pessoas com deficiência.

A escola tem características sustentáveis, como caixa d’água com captação de água da chuva e bicicletário. Além disso, a construção é composta, em parte, por blocos ecológicos. O empreendimento custou cerca de R$ 2,9 milhões e foi pago com recursos do Município.

“Trata-se de uma edificação com acessibilidade, amplas instalações e aspectos que enfatizam a sustentabilidade, o respeito e a relação com o meio ambiente. Além disso, há incentivo ao desenvolvimento de aprendizagens ativas por meio de metodologias inovadoras, para que os estudantes e a comunidade educativa tenham ciência não apenas da qualidade desse novo ambiente, mas também das diferentes formas de aprender”, afirma a secretária da Educação, Marina Matiello.

As aulas na escola começam já na segunda-feira e os alunos participarão da cerimônia de inauguração, que inicia às 9h.

Histórico
A licitação para a construção do prédio foi lançada em 2013. No entanto, a obra enfrentou problemas, como a rescisão de contrato por parte da empresa responsável, que alegou dificuldades financeiras em 2015. A retomada dos trabalhos ocorreu dois anos mais tarde, após a reformulação do projeto.

Botão Voltar ao topo