Gastronomia

Biotônico Fontoura apresenta receitas saborosas e nutritivas para as crianças

Hambúrguer caseiro com aveia e Tortinha de atum

Na hora das refeições das crianças, alguns pais e responsáveis podem enfrentar verdadeiras batalhas para conseguir que eles se interessem pelos ingredientes naturais e deixem o prato limpinho. Para tornar esse momento mais agradável e ajudar a conquistar o paladar dos pequenos, Biotônico Fontoura – suplemento mineral presente no mercado brasileiro há mais de 100 anos – elaborou, em parceria com a nutricionista Mariana Nacarato (CRN- 27.172), receitas saborosas que contribuem com ferro e outros nutrientes que facilitam sua absorção pelo corpo, para incluir na refeição das crianças.

Hambúrguer caseiro com aveia

Ingredientes:
500g de carne moída (patinho)
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 ovo
½ cebola ralada
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva ou óleo de soja para untar

Modo de preparo:
Em um recipiente grande, coloque a carne moída e os outros ingredientes. Misture e amasse bem até que fique uma massa homogênea. Faça bolinhas de tamanho médio e achate-as para que fiquem no formato de um hambúrguer. Unte uma assadeira com azeite de oliva ou óleo de soja e coloque os hambúrgueres. Leve-a ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por 20 minutos.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 35 minutos

Benefícios nutricionais
O hambúrguer, feito com carne moída, é uma boa fonte de ferro e oferece mais de 100% das necessidades de zinco para crianças de 4 a 8 anos: 5mg. Esses dois minerais têm uma grande importância na infância, principalmente em relação à redução do risco para desenvolvimento de anemias.
A receita leva aveia, cereal nutritivo e rico em fibras, mas que também tem a função de deixar o hambúrguer mais macio. Assado, ele dispensa a adição de óleos e gorduras, além de ser prático.
O hambúrguer pode ser servido como prato principal, no almoço ou jantar, acompanhado de arroz, feijão e alguns legumes ou salada. Ele também pode fazer parte de um lanche da tarde reforçado ou em um sanduíche no mini-pão de cenoura com tomate e alface.

A receita oferece 27% para crianças de 4 a 8 anos.

Tortinha de atum

Ingredientes:
1 lata de atum (em óleo)
½ cenoura ralada
4 colheres (sopa) de milho
4 colheres (sopa) ervilha
1 ovo
xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de água
½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de fécula de batata
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
Semente de abóbora sem casca pra decorar

Modo de preparo:
Escorra bem o óleo do atum e misture em uma vasilha com a cenoura, o milho e a ervilha.
Acrescente o ovo, o azeite e a água e misture. Peneire a farinha de trigo e a fécula de batata e coloque na massa. Adicione o fermento, o sal e a pimenta do reino e misture.
Despeje a massa em forminhas de silicone e decore com as sementes de abóbora. Asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180°C.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 40 minutos

A tortinha de atum é uma preparação que tem ferro e zinco, minerais importantes na infância para prevenção da anemia. Além disso, possui vegetais e fibras, componentes que muitas vezes ficam abaixo do recomendado na alimentação infantil. Outra dica importante é que a semente de abóbora não é apenas decoração! Ela contém ferro e zinco.
Fácil de preparar, a tortinha pode ser inserida no lanche da tarde ou estar presente na lancheira das crianças. É uma forma de consumir ferro, zinco e vegetais!

Uma porção da tortinha de atum contribui com 9% das necessidades de ferro e 12% das necessidades de zinco para crianças de 4 a 8 anos.

Fotos: shutterstock

Botão Voltar ao topo