NotíciasRio Grande do Sul

Feira do Agricultor da Maesa é a maior da Serra Gaúcha

Comercialização ocorre todos os sábados, das 6h às 10h, na rua Plácido de Castro

Os consumidores que preferem alimentos frescos e com um preço mais em conta têm como opção a Feira do Agricultor de Caxias do Sul, que ocorre em 34 pontos da cidade. A feira da rua Plácido de Castro, conhecida como Feira da Maesa, é a que mais se destaca, principalmente por ser a maior da Serra Gaúcha em número de bancas. A média é de 100 por edição.

A comercialização é promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e ocorre todos os sábados, das 6h às 10h. A venda é feita por duas categorias de feirantes: os produtores, que são a maioria, e os comerciantes. Os produtores oferecem frutas e legumes da região, de acordo com a época. Já os comerciantes (aqueles que não plantam, apenas revendem) oferecem produtos fora da safra ou que não são produzidos em Caxias do Sul.

Sinildo Paulo Pellenz, de Nova Petrópolis, é comerciante da Feira do Agricultor há 38 anos. “Depois que a venda ambulante foi proibida, muitos produtores e comerciantes ficaram sem ter onde vender os hortifrutigranjeiros. Foi a partir disso que resolvemos criar um local onde pudéssemos fornecer os alimentos formalmente para a comunidade”, explica. Sinildo foi um dos agricultores que reivindicaram a criação da feira, com o objetivo de incentivar, orientar e estimular a diversificação de produção na Serra Gaúcha. A primeira foi realizada em agosto de 1979, na rua Hércules Galló.

Em sua banca, Sinildo comercializa abacate, manga, mamão, pimentão e banana, entre outros. Ele conta que, por ser comerciante, busca sempre fornecer alimentos que não façam parte das culturas da região.

“Os consumidores procuram alimentos de diversos tipos, por isso trazemos de outras regiões. Ter uma variedade de produtos é bom para os consumidores e também facilita a venda para os produtores locais”, conta.

Comercialização é promovida pela Smapa e ocorre todos os sábados, das 6h às 10h – Foto:r Janaíne Bagatini/PMCS

Produtos diferenciados

Além dos produtos tradicionais, a Feira da Maesa também conta com alimentos orgânicos. Vilmar José Rintzel, produtor de Caravaggio da 6ª Légua, participa da Feira do Agricultor há cerca de 7 anos. Ele é um dos feirantes que possui produtos sem agrotóxicos, como rúcula e radicci. “Percebo que muitos consumidores estão mais curiosos quanto à procedência dos produtos. Desta forma, as pessoas passaram a questionar mais e a buscar uma proximidade com o produtor nos últimos tempos”, analisa.

Outra tendência é a comercialização de frutas mais exóticas, que não são nativas da região. Juliana Pandolfi, produtora da beira do Rio das Antas, em Flores da Cunha, é uma das feirantes que mais fornece esses produtos em Caxias do Sul. Lichia, carambola, pitaia, fruta do conde e graviola são alguns dos itens comercializados por Juliana e que tiveram um aumento na procura.

“A busca por esses frutos ocorre principalmente pelos benefícios que eles trazem para a saúde. A lichia, por exemplo, é conhecida por prevenir o câncer”, ressalta. A banca dela é um dos diferenciais da Feira da Maesa. “Minha propriedade é localizada em uma região mais baixa, mais quente e com pouca geada, por isso somos privilegiados para produzir esses alimentos”, esclarece.

Botão Voltar ao topo