Destaque

Hospital de Clínicas de Porto Alegre oferece programa diferenciado para dependentes de álcool e outras drogas

Quem passa pela experiência de ter um familiar dependente de álcool ou outras drogas sabe como o tratamento é complicado. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) possui uma unidade especializada e diferenciada para este tipo de atendimento, seja em regime de internação ou ambulatorial. Localizada na Unidade Álvaro Alvim, a Unidade de Internação para Tratamento de Alcoolismo e Dependência Química oferece um Programa sistemático, encontrado em poucas instituições.

Diferenciais do Programa e da internação
– Acompanhamento feito por equipe multiprofissional, abrangendo as áreas de Psiquiatria, Clínica Médica, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Terapia Ocupacional e Educação Física.
– Como o HCPA é um hospital universitário, muitos destes profissionais são professores e pesquisadores, com conhecimento altamente especializado e ampla experiência baseada nas melhores práticas internacionais.
– O plantão psiquiátrico (psiquiatras especializados integrantes do corpo clínico do HCPA) está disponível 24 horas, no próprio local. Na maioria dos estabelecimentos, o psiquiatra encontra-se fora do ambiente e deve ser acionado em situações de necessidade.
– O tratamento é totalmente personalizado, para atender as necessidades e características de cada paciente.
– Os familiares do paciente recebem atenção especial, com horários específicos para atendimento pela equipe.
– A unidade possui academia de ginástica e sala de terapia ocupacional, ambas para realização de atividades prescritas como parte do tratamento.
– Apoiando os serviços oferecidos, está todo o suporte de um hospital com a complexidade do HCPA, para eventual atendimento a intercorrências e consultorias com diversas especialidades médicas.

A unidade atende exclusivamente homens que desejam se internar voluntariamente. Eles recebem tratamento para desintoxicação e/ou reabilitação. São 20 leitos para pacientes do SUS e dois para atendimentos a particulares, que geram receitas aplicadas em melhorias no próprio hospital.

Atendimento ambulatorial no hospital-dia
Além da internação, o HCPA também oferece um serviço de hospital-dia para pacientes homens e mulheres. A indicação da modalidade é feita pela equipe do Programa, que define o conjunto de tratamentos mais indicado para cada caso (como dinâmicas de grupo, atendimento individual, psicoeducação, atividades físicas e práticas corporais). O atendimento é particular, por diárias, e acontece em horário comercial, ou seja, o paciente volta para casa no mesmo dia. No momento, estão sendo oferecidas quatro vagas por dia.

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios