Variedades

TURISMO: Cresce pedidos de visto de norte-americanos para o Brasil

Aumento foi de 70% em fevereiro, motivado pela emissão do visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos

O número de turistas dos Estados Unidos deve crescer nos próximos meses. Em fevereiro, os pedidos de vistos aumentaram 70% na comparação com o mesmo período de 2017. Segundo o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), a explosão foi motivada pela possibilidade, aberta para os turistas daquele país, de obter o visto eletrônico brasileiro.

Atração global
Quatro países foram beneficiados com o visto eletrônico, entre eles, os Estados Unidos. Todos eles tiveram aumento no pedido de vistos: Japão (+26%), Austrália (+57%) e Canadá (+4%). Em nota, a Embratur informa que está no planejamento do órgão promover ações de divulgação no Canadá (algo que ainda não ocorreu), para que o aumento observado no país norte-americano seja ainda mais expressivo.

Turismo que movimenta a economia
Entidades estadunidenses preveem que, em cerca de três ou quatro anos, turistas dos Estados Unidos devem gerar na economia brasileira US$ 1,5 bilhão – quantidade bem maior que os atuais US$ 710 milhões. Os EUA são o segundo maior país emissor de turistas que visitam o Brasil. O primeiro lugar é da Argentina.

Grande aceitação
Na Austrália, onde o visto eletrônico está implantado desde novembro de 2017, cerca de 98% dos turistas optam pelo documento feito totalmente pela internet, em detrimento do visto tradicional. Nos EUA, segundo a Embratur, o novo método já foi escolhido por 65% dos turistas; no Canadá, por 72% deles e, no Japão, por 33%.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo e da Embratur

Botão Voltar ao topo