Rio Grande do Sul

Com recursos do OP, seguem as obras do salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia

Duas pautas importantes para os moradores do bairro Duque de Caxias foram abordadas na noite de quarta-feira, 21 de fevereiro. Mobilizados pela Secretaria de Orçamento Participativo (Semop), os moradores da Região Sul foram até a igreja Santa Rita de Cássia para conversar sobre o andamento das obras do salão paroquial, que recebeu em setembro do ano passado o valor de R$ 30 mil, conquistado em assembleia do OP, de 2011. A verba foi dividida em duas parcelas de R$ 15 mil cada. Até então, foram feitas as fundações, colocação de vigas e do telhado. O último repasse ocorreu no ano de 2013. “Não medimos esforços para cumprir com as responsabilidades do Orçamento Participativo. Estar aqui hoje, demonstra o quanto nos preocupamos com isso”, declarou a titular da Semop, Janaína Fernandes.

O membro da diretoria da Paróquia e também conselheiro do OP na Região Sul, Sílvio Luiz Cardoso, agradeceu a preocupação do governo municipal em conferir a obra e a preocupação da gestão atual em estar presente na comunidade. “Estamos muito felizes com o momento que a nossa Paróquia está passando graças ao empenho da Prefeitura. Estamos planejando uma promoção para o mês de maio, para acrescentar no valor já recebido, e concluir o que ainda precisa ser feito”, planeja Cardoso.

A segunda demanda foi a viabilidade da instalação de uma creche comunitária. Representantes das secretarias de Educação (Smed) e Habitação (Semhab), esclareceram que o prédio para a implementação da creche já existe e que o Poder Público daria todo o amparo na elaboração do projeto, mas que as adaptações no espaço, para que atendessem os pré-requisitos da Smed, teriam que ser adquiridas por meio de engajamento popular. “ Não temos orçamento atualmente para destinar a esse investimento. Nossas contas estão comprometidas graças a não repasses dos governos Estadual e Federal, como todos sabem. Precisamos que a participação popular seja um meio para conquistarmos essa creche”, frisou o secretário da Semhab, Nelson Spolaor.

Botão Voltar ao topo