NotíciasRio Grande do Sul

EMEF Alberto Pasqualini recebe abertura oficial do programa Volta Às Aulas

Na tarde de sexta-feira, 23 de fevereiro, ocorreu a abertura oficial da Operação Volta Às Aulas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. Estudantes, professores e equipe diretiva participaram da atividade que dá início ao projeto no primeiro semestre de 2018.

Presente na atividade, a vice-prefeita, Paulete Souto, comentou sobre a importância da educação na vida de crianças e adolescentes. “Os professores são fundamentais para a nossa juventude e a educação é fundamental para o nosso país”, comentou a vice-prefeita, destacando o trabalho educacional realizado pela GCM. O secretário de Segurança e Defesa Comunitária (Sesdec), Carlos Sant’Ana, falou sobre o reconhecimento da comunidade escolar em relação ao serviço realizado pela Secretaria, além do contato direto nas instituições de ensino. “Queremos que a Guarda Fique próximo às crianças e adolescentes, pois ocorrem mais disputas com demais dinâmicas de violência”, avaliou Sant’Ana. O secretário de Educação (Smed), Oneide Bobsin, resgatou em sua fala, o comprometimento e empenho de mães que ajudaram na fundação da EMEF em 1990, que Bobsin assemelhou aos projetos desenvolvidos pela GCM no ambiente escolar.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini – Fotos: Thales Ferreira

Na atividade, a diretora da escola, Ágatha Gregory, comentou como o trabalho em conjunto da Sesdec e da Smed auxilia o desenvolvimento da escola. “É ótimo ver que todos se unem em prol do bem-estar da comunidade escolar”, comentou a diretora. A escolha da escola se deu em função da homenagem ao Guarda Civil Municipal (GCM), Natalino Krindges, em 2017, em que alunos criaram o personagem o Pato Policial Krindges para o Livro do Alfabeto, confeccionado por eles. O estudante do segundo ano, Eduardo Bayer Corsini, leu o texto desenvolvido pela turma. “Hoje, eu vejo como é gratificante. Esta homenagem eu sei que é sincera porque veio de um coração bom e puro. Agradecemos a oportunidade de entrar na vida de vocês e lembrem-se que a Guarda é uma grande força amiga”, disse Krindges.

Também estiveram presentes a Diretora de Políticas de Segurança Cidadã, Raquel Zimmerman; a secretária adjunta da Sesdec, Alneura Provenzi; o Diretor da GCM Wagner Pires; os agentes integrantes da Ronda Escolar, os Guardas Belmonte e Cezimbra, o Superintendente da Defesa Civil em substituição Fabiano Carmargo.

Sobre o projeto

É organizado pela Sesdec, por meio das Diretorias de Políticas de Segurança Cidadã e Guarda Civil Municipal, em parceria com a Superintendência da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A ação consiste na distribuição de materiais e conversas sobre segurança e cidadania, antes do horário das aulas no período da manhã e da tarde, abrangendo todas as regiões da cidade de São Leopoldo. O projeto que ocorre duas vezes por semestre tem intuito de evitar acidentes e riscos que as crianças podem sofrer ao serem deixadas na escola pelos pais ou responsáveis. Neste primeiro semestre, o calendário do projeto encerra no dia 2 de março. A Operação acontecerá novamente no segundo semestre deste, após o período de férias escolares.

Informções da Scom/PMSL

Botão Voltar ao topo