Rio Grande do Sul

Irga apresenta cultivar resistente a doenças na abertura da colheita do arroz

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresenta sua nova cultivar – Irga 431 CL – na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. O evento começou na quarta (21) e termina nesta sexta-feira (23). A cultivar ganhou destaque especial nas vitrines tecnológicas, ao lado de outras três estações preparadas pelo Irga.

A cultivar Irga 431 CL está sendo pré-lançada na abertura da colheita como uma opção para o controle do arroz vermelho nas lavouras do Rio Grande do Sul. A cultivar apresenta vantagem em comparação à Irga 424 RI no que se refere ao aspecto visual de grãos, pois registra baixo índice de centro-branco.

A cultivar também tem bom comportamento com relação a doenças, principalmente a brusone (uma das principais doenças do cereal), segundo o engenheiro agrônomo Oneides Avozani.

“Com o material produzido este ano, queremos entregar a várias indústrias para que possam ver as características industriais desse material. Além disso, estamos com área de semente de 42 hectares no município de Uruguaiana, onde esperamos ter volume em torno de cinco mil sacos de semente que serão distribuídas aos sementeiros na próxima safra”, destacou o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer.

A previsão é que a nova cultivar esteja disponível para os produtores de sementes para a safra 2018/2019 e para comercialização na safra 2019/2020. A data do lançamento oficial ainda não está definida.

O Irga preparou mais três vitrines tecnológicas para esta abertura da colheita: Desafios da Soja em Rotação, dividida entre manejo do solo e fertilidade do solo; e Projeto 10+, mostrando a importância da alta produtividade, planejamento da lavoura, preparo antecipado do solo, entre outros pontos. Ao todo, foram apresentadas 30 estações durante o evento.

Botão Voltar ao topo