Porto AlegreRio Grande do Sul

Hospital de Clínicas forma novos residentes

No último dia 23, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) entregou o diploma de especialista a 38 novos formandos da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde. Ao som de Can’t stop the feeling, o grupo desceu as escadas do Anfiteatro Carlos César de Albuquerque para ser aplaudido de pé pela plateia, que lotou o espaço.

“Apesar de 2017 ter sido um ano difícil, a Residência conseguiu vencer seus desafios e se manter referência. Sabemos que estamos formando ótimos profissionais, apesar das dificuldades. Completando essa etapa, vocês saem mais fortes, mais maduros e mais capazes”, afirmou a coordenadora da Comissão de Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (Coremu), professora Gabriela Corrêa Souza. Em seu discurso, Gabriela também fez duras críticas aos cortes na saúde, especialmente à exclusão do HCPA no recebimento de recursos da primeira parcela de 2018 do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Para a presidente do hospital, professora Nadine Clausell, a forma de reverter esse cenário é formando especialistas que vão lutar por uma saúde melhor. “Saindo daqui, vocês trabalharão em diversas áreas. Essa é nossa maior força. Vocês vão transformar o meio onde vão trabalhar. Obrigada por deixarem o Clínicas fazer parte da vida de vocês.”

Durante a cerimônia, a comissão de formatura ainda prestou uma homenagem à professora Alzira Lewgoy, à secretária da Coremu Janaína Figueiredo e às estagiárias da Coremu Andreia Pereira Rodrigues e Tatiane Kologeski Gomes. Participaram da mesa, além das professoras Nadine e Gabriela, o vice-presidente médico, professor Milton Berger; a coordenadora do Grupo de Enfermagem, professora Ninon da Rosa; o coordenador do Grupo de Ensino, professor José Geraldo Lopes Ramos; e o coordenador da Residência em Área Profissional da Saúde: Física Médica, físico Alexandre Bacelar.

Botão Voltar ao topo