NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

A Ciência dos Materiais aplicada ao Calçado é o foco da FCC 

Investindo em inovação e pesquisa, a empresa lança soluções ao mercado e reafirma seu posicionamento

Tecnologia, informação e a evolução de soluções voltadas à indústria calçadista desenvolvidas pela FCC poderão ser conhecidas durante a 42ª FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que ocorre de 6 a 8 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A indústria de Campo Bom (RS) reafirma o seu posicionamento de ser a empresa de Ciência dos Materiais Aplicada ao Calçado para criar soluções exclusivas para o mercado coureiro-calçadista.

Nesta edição do evento, a FCC apresenta a evolução de dois diferentes produtos já criados e agora, renovados, além de outros quatro produtos de linha que estão no mercado. Todos têm o foco em garantir a versatilidade na produção e a otimização de processos.

TRV 2.0 – lançado em 2017 e resultado de mais de dois anos de pesquisa, o então inédito composto para fabricação de calçados elastômetro termoplástico vinílico ganhou uma nova versão – apresenta menor peso, ciclo produtivo mais rápido e melhor processamento o que possibilita um uso em injetoras convencionais e rotativas. Esta inovação pode substituir o uso de TR, borracha, PVC e micro PVC na injeção de solados – sendo inclusive, 35% mais leve do que estes compostos e com custo competitivo.

TPE Nano 2.0 – com acabamento nobre, o TPE Nano 2.0 é lançado em uma versão com baixa densidade, saindo pronta da injetora a facilitando o processo de produção, pois exclui uma etapa de expansão. O elastômero termoplástico expandido estável, criado a partir da manipulação de nanocélulas pode ser processado em injetoras convencionais.

Adesivo PVC Supra – a inovação deste produto está na sua forma de aplicação: através de pincel ou spray, o que otimiza o processo, eliminando assim, uma etapa de limpeza do solado.

Adesivo 15000 AP – o monocomponente de alta perfomance se destaca pelo seu custo-benefício. Com maior rendimento e menor tempo de aplicação, o componente é a evolução de qualquer sistema convencional de adesivo à base de água.

TPU Cristal – líder em elastômetro termoplástico na América Latina, a FCC aperfeiçoou o TPU para o TPU Cristal – uma versão do poliuretano termoplástico com alta transparência e resistência ao desgaste por abrasão – o que proporciona a versatilidade na modelagem do calçado.

EVA Emborrachado – com maior estabilidade de processamento, toque macio e alto grip ao solado, o EVA Emborrachado FCC conta com nobre acabamento e muita leveza, garantindo mais conforto para o calçado.

Veja de perto na Fábrica Conceito

A FCC é presença confirmada em vários processos da produção calçadista que serão apresentados em tempo real na Fábrica Conceito – projeto que ocorre na Fimec e produzirá cerca de 3 mil pares de calçados durante os 3 dias de evento.

O TVR 2.0, o Sistema Meta (de colagem sem a etapa de halogenação) e o Adesivo 15000 farão parte de todo o processo de produção da Fábrica. Sendo possível assim, o visitante conferir de perto a alta produtividade, em menos tempo e com mais qualidade da evolução dos produtos da FCC.

________________________________________

Sobre a FCC: A tecnologia desenvolvida pela FCC faz parte do dia a dia das pessoas. A empresa está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. É a principal fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias da América Latina. Seus produtos também fazem parte da construção de casas, móveis, eletrônicos, utensílios de higiene pessoal, utilidades domésticas, equipamentos médicos e muito mais.

Botão Voltar ao topo