NotíciasRio Grande do Sul

Comusa conhece geoprocessamento do Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu nesta quarta-feira, 28, uma equipe da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo para conhecer metodologias utilizadas na implementação do geoprocessamento e do cadastro técnico-comercial. A visita começou com a apresentação de como ocorre o cadastro de redes de água e de esgoto e arquivo técnico, na Gerência de Planejamento, e terminou com a demonstração da plataforma de pesquisa de dados geográficos, o GeoDmae. Foram apresentados os projetos que estão sendo desenvolvidos como o GeoDmae Mobile e a consulta de dados atualizados em campo, realizada na Gerência de Arrecadação.

Na primeira parte da visita, Thiago Alexandre Marques Thomas, da Equipe de Documentação Técnica e Geoprocessamento, falou dos serviços prestados pelo Dmae, número de clientes, extensão da rede e de como surgiu o geoprocessamento. O engenheiro cartógrafo explicou como é feito o cadastro de redes de água e de esgoto com exemplos práticos de como se trabalha usando o software ArcGis.

Já na segunda parte, Mauro Arruda da Equipe de Geoprocessamento Comercial explicou o funcionamento do GeoDmae, solução que permite a todos os servidores do Dmae acessarem dados dos cadastro comercial e técnico, além de dados espaciais das demais áreas da prefeitura, e também dados externos ao Município. Também foram demonstrados pelos técnicos os equipamentos que permitem cadastrar as redes e os clientes com precisão, como o GPS cadastrais.

Segundo Paola Siebel, técnica em desenho, a Comusa utiliza outro software e tem interesse em atualizar o sistema. Por isso, vieram conhecer como é feito o cadastro técnico no Dmae, após uma indicação da empresa que tem contrato com o departamento. Para ela, a apresentação de como ocorre o cadastro de redes de água e de esgoto deixou uma impressão positiva, além de destacar a organização e planejamento implementado para colocar a plataforma em funcionamento.

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo tem como objetivo gerenciar o sistema de saneamento básico no município, formado pelo abastecimento de água potável e esgoto sanitário. Atualmente, a autarquia fornece água para 83.146 economias, abastecendo 98% da área urbana da cidade.

Botão Voltar ao topo