EducaçãoPorto AlegreSaúde

Hospital da PUCRS tem aumento nas doações de órgãos em 2017

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) registrou um aumento expressivo nas doações de órgãos no ano de 2017, com um crescimento de 100% em relação a 2016. Foram 23 notificações de mortes encefálicas e 12 doações concretizadas, uma taxa de efetivação de 52%, 14% acima da média Estadual. Esses resultados fazem do HSL o hospital privado com o maior número de notificações e doações de órgãos de Porto Alegre.

Responsável por quase 30% das doações do Estado, a Organização de Procura de Órgãos (OPO2) é peça chave para esse ótimo desempenho. Situada no HSL e vinculada diretamente à Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, a organização desenvolve um intenso programa de educação e formação profissional com os colaboradores dos 28 hospitais apoiados por ela. Ao conhecer todos os aspectos desse processo, ao identificar o potencial de doação, os especialistas das unidades de pacientes críticos podem utilizar o sistema de maneira adequada.

“A OPO agradece o apoio e empenho de toda a equipe multidisciplinar do HSL pelos excelentes resultados em 2017 e, principalmente, às famílias que autorizaram a doação. Essa ação pode oferecer a eles a oportunidade de trazer um elemento positivo para esse momento triste e doloroso da perde de um ente querido”, afirma o enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO2) Dagoberto Rocha.

Serviço de Transplantes do HSL

Desde 1978, o Hospital São Lucas da PUCRS já realizou mais de 1600 transplantes. Pioneiro em transplante de pâncreas isolado no Estado, atualmente, dedica-se à realização de transplantes renais com doadores falecidos e doadores vivos. É a única equipe do Estado do Rio Grande do Sul que realiza transplantes renais de doadores vivos por técnica videolaparoscópica. Coordenado pelo Dr. Marcelo Junges Hartmann, atua em conjunto com o Serviço de Nefrologia e conta com equipe multidisciplinar composta por profissionais experientes das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, além de todas as especialidades médicas do hospital.

Informações da PUCRS

Botão Voltar ao topo