Gastronomia

Beer sommelier Ana Paula Komar dá dicas para harmonizar cervejas e queijos

A harmonia entre cerveja e queijo é fantástica por várias razões. A carbonatação tem o papel fundamental de limpar as papilas gustativas e de cortar a gordura do queijo. Aqui, a cerveja sai em vantagem em relação ao vinho, que não possui carbonatação. O álcool, acidez e amargor equilibram a cremosidade e toques amanteigados do queijo. A cerveja é o verdadeiro pão líquido, o que casa perfeitamente com laticínios. Nas cervejas encontramos aromas e sabores muito semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente mais presentes nos queijos mais curados.

Junto com a doçura o amargor é também responsável pelo equilíbrio da cerveja. Também torna a cerveja refrescante e estimula o apetite. Na combinação com comida, confere certa refrescância e, assim como a carbonatação, corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas.

Outro ponto em comum é que os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais, por isso tamanha semelhança de sabores. Assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte, de cevada e trigo, utilizados nas cervejas. Com tantas possibilidades, é preciso ter cuidado na hora de montar a sua tábua de queijos e não errar na hora de harmonizar cerveja e queijo. Veja as dicas de Ana Paula Komar, beer sommelier e jornalista do Clube do Malte:

• O ideal é iniciar a degustação com a cerveja, que prepara a boca. Em seguida, vem o queijo e novamente a cerveja para fechar o ciclo, ou abrir um novo.
• A água deve estar sempre presente durante a degustação. Ela será muito útil para limpar o paladar e amenizar o álcool.
• Cervejas leves combinam com queijos frescos como ricota, feta, mozarela, que são tão leves quanto elas.
• As cervejas escuras, do tipo Dunkel, Porter e stout, são bem harmonizadas com queijos duros como, grana padamo, parmesão e pecorino.
• As famosas cervejas de trigos são ideias para harmonizar com queijos como o boursin, ricota, cottage, cream cheese e feta. Também os com casca natural como o chabichou e crotin de chavignol e os semimacios como chevrotin, roblochon e saint-paulin.
• Queijos defumados têm sabores complexos e combinam muito bem com cervejas do mesmo tipo, ou seja, produzidas a partir de maltes defumados.
• Já os queijos do tipo branco mole como o Brie, Camembert e Sharpham, são queijos que combinam muito bem com geleias e por isso casam perfeitamente com as cevejas dos tipos fruit beer, lambic, weissbier, witbier e saison.

Botão Voltar ao topo