Santa Catarina

Operação integrada fiscaliza fronteiras e divisas da Região Sul do Brasil

As polícias militares da Região Sul do Brasil desencadearam, na quinta-feira (1º), a Operação Ferrolho – ação integrada que mobilizou cerca de 1,2 mil pessoas no combate a crimes transfronteiriços e interestaduais. A iniciativa mostrou a capacidade de execução e articulação institucional das polícias militares do sul do Brasil.

O planejamento foi desenvolvido em conjunto pelas corporações que apostam na integração institucional para o combate ao crime organizado nas diversas modalidades e nos processos de policiamento ostensivo, inteligência e visibilidade.

A operação conjunta reuniu a Brigada Militar, a Polícia Militar de Santa Catarina e a Polícia Militar do Paraná nas áreas de fronteira e na linha de divisa dos estados. Foram registrados 11.182 veículos fiscalizados, 16.381 pessoas abordadas, 13 presos e 153 veículos recolhidos. Também foi registrada a apreensão de carregamento com contrabando de aproximadamente 1,5 mil maços de cigarros.

Na Região de Fronteira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a Operação Ferrolho visou a coibir, principalmente, furto e roubo de veículos ou cargas; tráfico ilegal de drogas, armas e munições; tráfico de pessoas; abigeato; furtos de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; transporte de cargas perigosas ou com risco de contaminação; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho; além de orientação a turistas de outros estados ou países.

Botão Voltar ao topo