EducaçãoRio Grande do Sul

StartUCS tem inscrições abertas até 6 de abril

Desenvolver um projeto de negócio sendo orientado e acompanhado por mestres, doutores e especialistas das mais variadas áreas do mercado. Tendo acesso a ambientes de inovação e a uma rede de laboratórios os projetos de pesquisa mais avançados da região são desenvolvidos. Podendo trabalhar em um espaço de coworking que reúne pessoas das mais diversas áreas, com acesso irrestrito a todo o conhecimento produzido numa Universidade. Tudo isso com o potencial de internacionalização tanto dos empreendedores como dos empreendimentos desenvolvidos, com caminhos consolidados para o intercâmbio científico e tecnológico.

Com esses diferenciais únicos entre os programas de modelagem e estruturação de negócios inovadores, o StartUCS, mantido pela Universidade de Caxias do Sul, tem inscrições abertas até o dia 6 de abril para a quarta edição, que ocorre ao longo deste ano. Alunos de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e pessoas que se formaram pela instituição podem inscrever projetos para participar do processo seletivo que definirá a ocupação das 15 vagas disponíveis.

Suporte completo – Como instância de pré-aceleração de negócios do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o programa se estende por 20 encontros semanais, de três horas cada, realizados às segundas-feiras, no campus-sede. Com no mínimo dois e no máximo quatro integrantes, os projetos devem apresentar propostas inovadoras, de base tecnológica, nas áreas de Educação, Entretenimento, Finanças, Governamental, Meio Ambiente, Saúde, Social, de Tecnologia da Informação ou outra afim.

Durante as atividades, os participantes recebem gratuitamente mentoria de gestores e pesquisadores da Universidade e de especialistas do mercado nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídica e psicológica. Ao mesmo tempo, os conhecimentos vão sendo testados em interações diretas com potenciais clientes, fornecedores e parceiros, configurando o modelo de empreendimento. Ao final do cronograma, os modelos de negócios criados são apresentados em um pitch-day, quando são expostos, de forma sumária (no tempo de 3 a 5 minutos) a potenciais investidores.

A ideia é que, até o encerramento do processo, os novos negócios estejam prontos para a inserção no mercado como empresas sustentáveis e competitivas – em três anos de programa, dos 24 projetos concluídos, 12 se tornaram empreendimentos estabelecidos no mercado. Tanto os negócios que obtiverem financiamento quanto os que seguirem em busca de parcerias terão possibilidade de ingressar na Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS), que disponibiliza espaço físico, infraestrutura, secretaria e busca de fomento para empresas iniciantes.

Inscrições e Seleção

A inscrição no programa deve ser feita com o envio, até o dia 6 de abril (sexta-feira) para o e-mail startucs@ucs.br, de formulário de inscrição, documentação e de duas declarações disponibilizadas no site www.ucs.br/startucs. No mesmo endereço, pode ser encontrado o edital com a normatização do processo.

No dia 9 (segunda) ocorre a divulgação, pelo site, dos aprovados para a etapa de entrevistas presenciais, com os avaliadores do Programa de Empreendedorismo e com a coordenação do TecnoUCS, nos dias 11 (quarta) e 12 (quinta). A relação dos selecionados será divulgada no dia 13 (sexta). As atividades se iniciam já na segunda seguinte, dia 16, quando será anunciado o cronograma de atividades, previsto para se encerrar em 5 de novembro.

COMO PARTICIPAR

O QUE: processo seletivo para participação no programa de modelagem e estruturação de negócios inovadores StartUCS.

PÚBLICO-ALVO: Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UCS, professores, funcionários e profissionais formados pela instituição.

VAGAS: 15, em Caxias do Sul

INSCRIÇÕES: O candidato deve preencher um formulário e duas declarações, constantes no endereço www.ucs.br/startucs e enviar, junto com a documentação listada em edital, até 6 de abril, para o e-mail startucs@ucs.br

ENCONTROS: 20, com periodicidade semanal, complementados por um pitch-day (evento de apresentação sumária dos projetos).

QUANDO: de 16 de abril a 5 de novembro, às segundas, das 16h às 19h, no Bloco 59 (TecnoUCS).

Botão Voltar ao topo