Rio Grande do Sul

Programação celebra 112 anos do Arquivo Público do RS

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) promove, a partir de quarta-feira (7), uma série de atividades para marcar seus 112 anos. Estão previstos exposição, palestra, homenagens e coquetel de confraternização. As atividades ocorrerão na sede do Apers (Rua Riachuelo, 1031) e podem ser acompanhadas pelo público externo, com entrada franca.

Na quarta, às 18h, acontece a abertura da exposição Arquivo em Revista, que apresenta um resgate da história da instituição e de seus servidores. A exposição ficará disponível até 31 de março, com visitação das 9h às 17h. Ainda na quarta, às 18h30, acontece a palestra Positivismo e Memória, ministrada por Paulo Moreira, Arnoldo Doberstein e Clarissa Sommer, com mediação de Caroline Baseggio. Os palestrantes abordam a importância do positivismo na preservação e construção da memória nos arquivos.

Uma Roda de Memória, a partir das 14h30 de quinta-feira (8), apresenta os resultados de gestões do Apers para a instituição e público. Mediado por Maria Cristina Fernandes e pela diretora Aerta Grazzioli Moscon, o encontro homenageará ex-diretores que dirigiram a instituição a partir de 1987, Carlos Aléssio Rossato, Débora Flores, Eloá Maria Possebon, Lenir Beatriz da Luz Fernandes, Vanderlino Horizonte Ramage, Rosani Gorete Feron e Isabel Oliveira Perna Almeida.

Após a roda, às 16h, haverá lançamento virtual da Galeria de Diretores, que poderá ser conferida no site, e coquetel de aniversário.

Informações Secom/GERS

Botão Voltar ao topo