CASANEWSSanta Catarina

Arte urbana também em casa

Se uma parede colorida já demonstra personalidade, o que dizer se as cores forem aplicadas de forma mais artística ainda? Nem quadros nem obras de arte…as pinturas caracterizadas como arte urbana não andam estampando só as ruas não. Elas também estão invadindo, cada vez mais, comércios e lares!

A Casa Cor Brasília, que encerrou este mês, é prova! A mostra apresentou a arte urbana como tendência em um dos espaços. Seguindo o tema do evento, Foco no Essencial, o ambiente projetado pelo Studio Gontijo prestou uma homenagem às mulheres. Na parede principal, destaca-se o grafite que contou com a criação e execução da artista brasiliense Camila Siren, de 20 anos de idade. “É uma grande chance de mostrar que uma pintura em spray pode entrar com tudo em um ambiente, mantendo um equilíbrio entre o sofisticado e o urbano”, diz a artista. No painel feminino foram utilizados os sprays Colorgin Arte Urbana, da Sherwin-Williams, patrocinadora de mais oito ambientes do evento e uma das apoiadoras da campanha Mais Cor Para Sua Vida.

Mas engana-se quem pensa que só é possível pintar ou desenhar em paredes com spray. O produto, é sem dúvida, um grande aliado dos artistas e grafiteiros, mas saiba que também é possível criar desenhos e pinturas incríveis com tintas. Inspire-se nesses projetos e traga mais cor e arte para sua vida!

DO MURO PARA O CHÃO

A Coral, por exemplo, por meio do movimento Tudo de Cor, realizou recentemente um mutirão para revitalizar a Praça Mateus Grou, em Pinheiros. Colaboradores da empresa e voluntários do Rotary uniram-se para pintar diversas áreas do local. Os artistas Thiago Ramos e Daniel Freitas, do B47, finalizaram a pintura da quadra da praça, num projeto inovador que levou o grafite da parede para o chão – segundo os artistas, foi o primeiro grafite realizado por eles em um piso.

A iniciativa foi parte do NuFestival, evento do Nubank que levou intervenções de arte urbana e performances ao bairro de Pinheiros. As tintas usadas nesta ação foram produzidas exclusivamente à base de água, com o intuito de reduzir o impacto na natureza.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Em celebração ao mês da baleia, em uma ação social desenvolvida em parceria com o projeto Baleia Franca, na cidade de Imbituba, em Santa Catarina, com apoio das Tintas Eucatex, o artista plástico e educador ambiental Alexandre Huber, promoveu oficinas com crianças de escolas e creches da região, com o intuito de conscientizar sobre a preservação das espécies marinhas, além da pintura de um mural em tamanho natural da espécie homenageada, no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.

O envolvimento em ações que visam o bem-estar social e promovam a educação ambiental está entre as preocupações das Tintas Eucatex, que apoiam o projeto do artista plástico ambiental desde 2010, por acreditar que a arte é uma grande ferramenta de formação dos futuros guardiões do meio ambiente. O produto utilizado neste mural foi a tinta acrílica super premium, que é ideal para áreas urbanas, campos ou regiões litorâneas, por possuir alta resistência às ações do sol, da chuva e dos raios UV.

ESCOLA DA VIDA

Em uma escola municipal de Santo André, alunos e voluntários se reuniram para dar vida ao muro da entrada. A iniciativa contou com o apoio da Futura Tintas e do artista da comunidade Antonio Alves. A pintura foi realizada apenas com pincel e tinta acrílica super rendimento. Uma verdadeira obra de arte!

Mais Cor Para Sua Vida: 

Lançada em maio de 2016, a campanha Mais Cor para Sua Vida, promovida pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), busca incentivar o uso de tintas coloridas e garantir a renovação ou conservação do imóvel, a fim de estimular o consumidor a reformar ou proteger seu bem. Grandes marcas apoiam o projeto, como Coral, Eucatex, Lukscolor, Suvinil, Futura, Montana, Sherwin-Williams, Lixas Tatu e Universo, além de associações como a Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp).

Fazer uso constante de uma cor, seja na roupa ou num ambiente, é uma forma de se expressar. E a Mais Cor para Sua Vida acredita que as pessoas não devem ter receio de se mostrar e expor sua verdadeira forma de ver o mundo.

Botão Voltar ao topo