NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Simers realiza Trote Solidário em São Leopoldo nesta sexta (09) e sábado (10)

São Leopoldo recebe nesta sexta-feira (09) e no sábado (10) as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2018, iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha, inédita no município, envolverá estudantes de medicina da Unisinos. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados.

(Confira abaixo a programação)

O Trote Solidário vem para engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário envolve 17 escolas médicas localizadas em 11 cidades gaúchas. Além de São Leopoldo, as ações ocorrem em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Lajeado e Passo Fundo. Nas semanas seguintes, seguem em Santa Maria, Uruguaiana, Rio Grande e Pelotas. A temporada do primeiro semestre do ano se encerra em 14 de abril.

A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

O presidente do Núcleo Acadêmico do Simers, Gustavo Pesenatto, destaca que o mérito da ação sempre foi o de extinguir a violência e o “trote sujo”, propondo uma nova consciência e prática aos estudantes. Na edição de 2017, o projeto atingiu aproximadamente 3 mil pacientes com 730 doações de sangue (cada doação pode salvar até quatro vidas) e arrecadou mais de 35 toneladas de alimentos não-perecíveis. Uma tonelada alimenta 80 pessoas (todas as refeições) por 30 dias.

Confira a programação de São Leopoldo:

  • Universidade participante: Unisinos
  • Datas: 09 e 10 de março de 2018 – Sexta (bancos de sangue) e sábado (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE

O município não possui banco de sangue. Os bixos farão a doação em cidades vizinhas.

COLETA DE ALIMENTOS

  • MACROMIX ATACADO – AV. JOÃO CORRÊA, 1827 – CENTRO
  • NACIONAL- Rua SÃO JOAQUIM, 1200 – CENTRO
Botão Voltar ao topo