Rio Grande do Sul

Balanço da operação Verão registra redução de afogamentos no RS

Balanço da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) registrou redução histórica no número de salvamentos e de afogamentos em comparação com dados dos últimos dez anos. Houve queda de 60% nos salvamentos e 97% nos óbitos. Os resultados demonstram aumento nas intervenções preventivas (194.157, 47% superior a 2017), redução para 665 salvamentos e apenas uma morte.

Conforme os Bombeiros, os bons resultados se devem à ampliação do trabalho de alerta dos salva-vidas para sinalizar situações de risco aos banhistas. A melhor identificação dos agentes, novo uniforme, alertas de delimitação da área de banho seguro e aprimoramento das bandeiras de sinalização também foram considerados essenciais.

Além disso, o projeto Guarda-vidas Mirim e Master ainda ajudou na segurança entre crianças e adultos. Foram 2.559 crianças formadas no curso em 51 edições, atingindo de forma direta 6.777 pessoas. Outra parceria com a Faders – Acessibilidade e Inclusão preveniu deficientes auditivos sobre o banho seguro.

Os bombeiros também auxiliaram a população em casos de queimaduras de água-viva, orientando sobre como evitá-las ou agir em caso de contato (indica-se a colocação de vinagre na região queimada). Foram registrados 12.806 casos.

Informações da Ascom CBMRS/GERS

Botão Voltar ao topo