NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de NH oferece cursos gratitos de informática para adultos

Diretoria de Inclusão Digital oferece três modalidades de capacitação com foco no público-alvo da terceira idade

Qual o segredo para trilhar o caminho da vida com mais saúde e sociabilidade? Para muita gente, a melhor resposta parece estar na célebre frase: “Ser um eterno aprendiz”. E o melhor é que a fórmula pode não exigir quaisquer experiências ou conhecimentos anteriores para ser concretizada de forma eficaz por quem deseja entrar em cenários nunca antes ingressados, como é o caso do universo de computadores, tablets e celulares.

Com o objetivo de aproximar os adultos da tecnologia para que se sintam motivados a sempre buscarem o crescimento pessoal e a interação social, a Diretoria de Inclusão Digital, vinculada à Secretaria de Administração da Prefeitura de Novo Hamburgo, oferece três modalidades gratuitas de aprendizado com foco especial no público-alvo da terceira idade. Informática Básica, Informática Intermediária e Smartphones & Tablets Android são as categorias de capacitação que o núcleo mantém disponível à comunidade em 2018, com inscrições abertas para a lista de espera.

Totalizando nove grupos por semestre, os três cursos ocorrem no Telecentro Albano Hartz, no espaço cultural de mesmo nome, localizado no central Calçadão Osvaldo Cruz. Como propostas gerais, os cursos contribuem para desmistificar a computação e a Internet; fazer a inclusão dos alunos digitalmente, promovendo o ensino desde o manuseio de mouse e teclado, na prática entre linguagem e dispositivos, até a utilização da rede social Facebook.

“Hoje, o curso de Smartphones e Tablets Android é o mais procurado dos três”, diz o diretor de Inclusão Digital, Éder Steffens. A observação vai ao encontro do fato de que o mundo tem se conectado cada vez mais à Internet por meio de redes de dados móveis. Tamanho avanço tem influenciado no modo com que as pessoas de diferentes idades se comunicam, se mobilizam e vivem. “O público está procurando se familiarizar com esses processos para resolver questões práticas, do dia a dia”, acrescenta Steffens. “Tenho ouvido de profissionais da área da saúde que os cursos de inclusão digital têm contribuído entre os idosos para prevenir e combater quadros de depressão e o isolamento social.”

Steffens informa também que o material didático, desenvolvido com exclusividade pela Diretoria de Inclusão Social, é fornecido pela Prefeitura. Além disso, há a possibilidade de recuperação de alguma aula, caso seja necessário. “Mais do que cumprir um cronograma, queremos que as pessoas realmente aprendam e apliquem o conhecimento”, conclui.

Atualmente, 150 inscritos realizam os oito encontros que seguem até 25 de abril. A diretoria prevê o atendimento de 600 alunos ao longo dos quatro bimestres letivos do ano. Cada turma se reúne uma vez por semana, em uma carga horária de 18 horas, com aulas pela manhã, entre 9h15 e 11h30; e à tarde, das 13h30 até as 15h45.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (51) 3097-9430, pelo e-mail telecentros@novohamburgo.rs.gov.br ou presencialmente no telecentro. Mais informações no site caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br

Botão Voltar ao topo