Saúde

Colesterol: os tratamentos recomendados

O que você deve fazer se tiver colesterol elevado? Uma dieta saudável é a primeira coisa a considerar.

O regime na linha de frente

Ter uma dieta saudável, como a dieta mediterrânea, é a base do tratamento. Na verdade, dois terços do colesterol do corpo é feito pelo fígado, mas um terço é trazido pela dieta. Uma dieta pode, portanto, atuar nesse nível.

Na prática, são necessárias menos gorduras saturadas, como as encontradas em carnes gordurosas, frios, queijos e produtos lácteos não desnatados, pastéis, bolos aperitivos, batatas fritas, etc. Se você tiver a escolha entre um prato de carne com molho e peixe com vegetais cozidos no vapor, obviamente tomamos a segunda opção.
Nós devemos moderar o desejo de chocolate e doces, mas quando não se consegue resistir, preparar os próprios bolos e sobremesas pode ser uma alternativa, o que ajuda a controlar a ingestão de gordura e açúcar.

Para a cozinha, o óleo de canola é muito usado pelos finlandeses (uma grande campanha de saúde pública iniciada neste país há cerca de trinta anos resultou na queda de quase 68% da mortalidade coronária).
Também moderamos nos ovos porque, com seus 270 mg de colesterol, o ovo é muito rico nesta substância, no entanto, também fornece ácidos graxos cardioprotetores insaturados (65% da sua gordura é insaturada) e a fosfatidilcolina, substância essencial para o cérebro. É por isso que não está completamente banido da dieta de pessoas com colesterol elevado. Recomendamos que não exceda seis gemas de ovos por semana, o que é rapidamente alcançado se você adora quiches ou panquecas.

Finalmente, faz-se necessário evitar sucumbir à tentação de alimentos gordurosos e doces na hora das compras. Lembre que aquilo que a sua barriga quer não é necessariamente o que você deve comer.

Então, os remédios

Quando a dieta não atingiu os objetivos estabelecidos (geralmente após três meses de teste), os médicos tipicamente adicionam um tratamento com estatina, porque os testes mostraram uma diminuição estatisticamente significante da mortalidade total com o tratamento.com este tipo de medicação. As estatinas têm a propriedade de bloquear uma enzima que é essencial para a síntese de colesterol pelo fígado. Eles impedem que se produza colesterol a toda velocidade e isso resulta em uma diminuição na síntese de colesterol pelo corpo.
Em contraste, as estatinas não têm ação sobre o colesterol trazido pela nossa dieta, daí a necessidade de continuar a dieta.

Níveis altos de colesterol podem formar ateromas que obstruem a passagem do sangue. levando a um quadro de infarto ou isquemia

Dependendo da dosagem em que as estatinas são administradas, elas reduzem o nível de colesterol LDL de 25 a 60%. Seus efeitos colaterais são raros, em primeiro lugar, dor muscular e cólicas. É importante relatá-los ao seu médico, para que ele possa ajustar sua dosagem, ou mesmo oferecer-lhe outra estatina. As estatinas disponíveis são de fato diferentes e aquilo que se adequa a uma, não concordará necessariamente com a outra. Daí a importância de fazer um levantamento através de exames clínicos com seu médico.

 

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios