Saúde

Abuso sexual infantil: como é o tratamento das vítimas

A causa ganhou destaque na novela das 21h da Rede Globo, mas o assunto não pode sair de foco nunca

Dados do IPEA mostram que cerca de 70% dos abusos sexuais são contra crianças e adolescentes. Os números ainda mostram que aproximadamente de 24% dos agressores são os próprios pais e padrastos e 32% são pessoas próximas à vitima. Os números são alarmantes, e os traumas que geram nas crianças são complicadíssimos, podendo durar anos e anos, caso não tenha tratamento.
Recentemente, a novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, da Rede Globo, abordou o tema e gerou uma grande polêmica em torno do assunto. No folhetim, a personagem Laura, vivida pela atriz Bella Piero, não se lembrava do que aconteceu em sua infância, e precisou recorrer a sessões de hipnose. A psicanalista Dra. Taty Ades explicou que isso é comum de acontecer. “Isso acontece por uma reação do próprio mecanismo de defesa psíquico da pessoa. É como se o inconsciente guardasse essa informação para que ela não sofra, porém as sensações permanecem.”

Com esses números tão aterrorizantes é preciso discutir, e muito, o assunto para que providências possam ter tomadas a fim de diminuir os casos em todo o País. Na maioria das vezes a criança fica calada com medo, por isso, é preciso ficar atento aos sinais que podem sinalizar que algo está errado e merece ser investigado. “A criança tende a se isolar, ter comportamentos agressivos ou depressivos. É importante que os pais encaminhem rapidamente a uma terapia”, completa a psicanalista.
Ainda segundo a Dra. Taty Ades, o abuso não precisa necessariamente ter sexo com penetração. Carícias na criança, tocar nas partes íntimas ou até mesmo troca de olhares e conversas maliciosas caracterizam abuso sexual, que precisa ser denunciado.

A criança, na maioria das vezes, não fala para ninguém por medo, por se sentir culpada ou por ficar com vergonha. Porém, os traumas que são desencadeados podem tomar proporções enormes e atrapalhar a vida adulta. “A pessoa vítima de abuso sexual poderá ter depressão, transtornos de personalidade, ter baixa autoestima, excesso de libido ou ausência total dele. Por isso, o melhor tratamento é iniciar uma terapia para identificar a idade inicial do trauma e trabalhar questões de culpa , autoestima e sexualidade.
O disque 100 é um canal seguro para denunciar, o serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. E a identidade de quem denuncia é mantida em sigilo. Os conselhos tutelares, delegacias e varas da infância e adolescência também recebem denúncias desse tipo.

Botão Voltar ao topo