Designer Mark Inglis retorna a Trancoso para mais um Artist In Casa

333062 772816 uxua casa   r 2600 brl web  334x468 - Designer Mark Inglis retorna a Trancoso para mais um Artist In CasaO Artist In Casa é um programa criado pelo UXUA Casa Hotel & Spa em 2009, no qual artistas convidados do mundo inteiro possuem a oportunidade de exercer e expor o seu trabalho dentro do hotel, que fica localizado no Quadrado, em Trancoso.

Convidado à retornar ao UXUA após a sua primeira experiência em 2013, o irlandês Mark Inglis acaba de lançar uma nova coleção concebida e executada no hotel, voltada para a marca Uxua Casa. Reconhecido por seu minucioso trabalho com couro cravado, ele criou uma linha de acessórios como: bolsas, colares, pulseiras, estojos de óculos, cintos e bancos inspirados pela natureza e cultura do sul da Bahia. Para o acabamento das peças, Mark trabalhou em conjunto com Tapurumã, artista Pataxó que é colaborador constante de Wilbert Das, designer e idealizador do UXUA.

Tapurumã estampou a maioria das peças com formas geométricas que recriam as pinturas corporais de sua tribo, trazendo uma nova roupagem para o couro vintage – garimpado de antigos curtumes italianos. O uso do material foi uma escolha essencial para a ligação entre os produtos e o hotel, que é comprometido com a sustentabilidade em todos as suas atividades. “O couro é um material orgânico e totalmente biodegradável, possuindo alta qualidade e uma textura única, que ganha mais personalidade e fica mais bonita a cada ano que passa, proporcionando peças de slow fashion que duram a vida inteira” afirma Inglis.  Mark also collaborated with Uxua’s 2 in-house weavers, Evandro Nogueira and Nossica Al-Koubaisy, who work on wooden looms installed within the hotel guest áreas.

Em sua primeira passagem por Trancoso, Inglis criou as capas em couro do menu do restaurante do hotel e os livros de guests, cravando à mão o desenho de cada uma das dozes casas históricas que compõem o UXUA.

Os outros nomes que já participaram da iniciativa são: os italianos Antonio Riello, Marcantonio Raimondi Malerba e Mauro Zolin, os brasileiros Rodrigo Almeida e Lucas Simões, a fotógrafa norte-americana Melanie Dunea e o designers holandês Peter Kempkins, o pintor Machteld Schouten e a dupla Diederik Verbakel e Machteld Schouten. Fortemente inspirado pelas artes plásticas, o UXUA conta com a ajuda dos artesãos locais e é reconhecido por seu comprometimento com a cultura, meio ambiente, e o localismo do sul da Bahia.