Geral

Instituto Ling lança segunda edição da Escola de Pais

A partir do dia 19 de março, o Instituto Ling promove a segunda edição da Escola de Pais – um ciclo de palestras com especialistas, educadores, médicos e psicólogos que tratam das questões da primeira infância –, visando oferecer reflexões e relatos sobre temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão de gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção. “Com a Escola de Pais, queremos trazer conceitos, dicas e debates para que pais e mães se tornem mais capacitados a entender as suas necessidades e as de seus filhos, com um olhar amplo e atual sobre o mundo em que vivemos”, afirma Carolina Rosado dos Santos, coordenadora do Instituto Ling.

O público-alvo são mães e pais solteiros, casais com filhos pequenos, gestantes, avós, profissionais da saúde e interessados em compreender como se preparar para a educação dos filhos. Com a curadoria da administradora Alua Kopstein e da psicóloga Marina Sirotsky, os encontros acontecem uma vez ao mês, de março a novembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30. Ao todo, serão nove palestras, e o pacote completo pode ser adquirido com desconto de 20% até o dia 19 de março, pelo site do Instituto Ling.

A psicóloga paulista Vera Iaconelli abre o ciclo no dia 19 de março (segunda-feira), às 19h, abordando o tema Sexualidade e Gênero na Primeira Infância. Especialista em psicanálise com pais e comentarista do documentário Começo da Vida, Vera Iaconelli é diretora do Instituto Gerar, Doutora em Psicologia e Membro do Fórum do Campo Lacaniano SP e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientia. É autora do livro Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna (Annablume, 2015) e coautora do livro Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014). Assista o teaser da palestra Ser pai e ser mãe no Século XXI, que a psicóloga realizou na primeira edição da Escola de Pais, em 2017.

Confira os próximos encontros:
16.04 – Painel: Alimentação na Primeira Infância
Com as nutricionistas Ana Carolina Terrazzan (UFRGS) e Mariana Lopes de Brito (UFRGS) e com a gastropediatra Cristina Targa

 

21.05 – Mentes saudáveis: ansiedade, medo e depressão na primeira infância
Com Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra

18.06 – Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação
Com o psicanalista Luiz Hanns (USP)

06.08 – A criança de zero a seis anos
Com Tzvi Bacaltchuk (UFRGS), pediatra

20.08 – Relações entre Irmãos na Primeira Infância
Com a psicanalista Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires)

17.09 – Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos?
Com Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional

08.10 – O Brincar na construção do indivíduo
Com a professora universitária Tania Fortuna (UFRGS)

Data a confirmar – Mitos e Verdades sobre o TDAH
Com o psiquiatra Luis Rohde (UFRGS)

 

Informações: https://www.institutoling.org.br

Botão Voltar ao topo