Rio Grande do Sul

Abertas inscrições para agroindústrias participarem da Exposol, em Soledade

As agroindústrias familiares interessadas em expor e comercializar produtos na 18ª Exposol, que ocorre em abril, em Soledade, já podem se inscrever nos sindicatos dos trabalhadores rurais de seus municípios. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) informa que o prazo para inscrições estará aberto até 23 de março. Os interessados passarão por processo seletivo, de acordo com critérios definidos em regulamento pelas comissões organizadoras, compostas por SDR, Emater RS, proponente da feira e entidades representativas dos agricultores. Nesta edição, serão oferecidos 62 espaços, nove a mais do que na edição anterior.

“A participação de empreendimentos inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) estimula que outros agricultores busquem o aperfeiçoamento e a legalização dos negócios, gerando mais renda para a família e desenvolvimento local”, disse o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Conforme o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre da Silva Rodrigues, será dada prioridade às inscrições de empreendedores que buscam a primeira participação na feira e que sejam oriundos do município e da região dos eventos. “No processo seletivo também analisaremos a capacidade de abastecimento durante todo o evento”, informou. A exemplo de outros anos, o governo do Estado vai custear os espaços de exposição por meio da Política Estadual de Agroindústria Familiar.

A Exposol – Feira Internacional, ocorre de 3 a 6 de abril, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade. Em 2017, os 53 empreendedores rurais participantes comercializaram aproximadamente R$ 220 mil em produtos agroindustriais, artesanato, plantas e flores.

Botão Voltar ao topo