RS

Sema apreende animais silvestres no Litoral Norte

O Grupo Técnico de Fiscalização do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promoveu, nos últimos dias, duas ações de fiscalização e combate ao tráfico de animais silvestres no Litoral Norte. Com o apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, foram investigadas denúncias nos municípios de Xangri-Lá, Maquiné, Três Cachoeiras e Osório. Nos seis endereços fiscalizados, foram apreendidos 39 pássaros silvestres das espécies cardeal, azulão, coleirinho, canário-da-terra, tico-tico-rei, trinca-ferro, sabiá, graúna, sanhaço-frade, pintassilgo, e papagaio-verdadeiro.

Das aves apreendidas, 28 tiveram retorno à natureza garantido por não terem anilhas de marcação e por viverem naturalmente na região. Os pássaros foram avaliados por técnico habilitado e liberados em ambiente similar ao natural. Os demais foram depositados nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde uma das aves morreu por maus-tratos.

Os técnicos da Sema identificaram o uso de ‘laranjas’ entre criadores autorizados pelo Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes (Sispass). Em vistoria a uma das residências denunciadas, apuraram que o criador havia falecido há mais de 10 anos. Entretanto, segundo relato de outro criador, as aves foram repassadas a um terceiro que, de forma ilegal, continua movimentando o plantel com mais de 40 aves.

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios