NegóciosRio Grande do Sul

Torres recebe debate sobre Relações Sindicais e do Trabalho

3º Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS vai abordar diversos aspectos jurídicos das novas relações de trabalho

As novas normas trabalhistas, seus aspectos jurídicos e impactos das mudanças para empresas e a sociedade voltam à mesa de debate no Rio Grande do Sul. Os diversos pontos desse novo cenário do mercado de trabalho serão tratados no 3º Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho, que acontece de 22 a 24 de março, em Torres. A abertura do encontro será feita pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, no dia 22, às 19h.

O evento, que busca um melhor entendimento sobre as modernas relações de trabalho e sua funcionalidade dentro das empresas, acontece nas dependências do Guarita Park Hotel e do Hotel Sesc Torres. Nomes da área trabalhista, sindical e empresarial farão parte da programação como palestrantes.

O congresso voltado a dirigentes sindicais filiados à Fecomércio-RS e empresários do setor terciário gaúcho vai proporcionar aos participantes um novo ponto de vista sobre as alterações que surgem a partir da reforma trabalhista, em vigência desde novembro de 2017. A ideia do encontro é gerar uma troca de experiências, conhecimentos e informações com foco no setor do comércio e de serviços, levantar pontos polêmicos da nova legislação e seus entendimento jurídicos, além de conscientizar o público-alvo sobre a importância de se manter atualizado sobre as questões sindicais e de trabalho, de forma a tornar mais eficaz a rotina nos Recursos Humanos das empresas, especialmente no setor de comércio e serviços, que reúne 570 mil empresas no Rio Grande do Sul e emprega 1,6 milhão de trabalhadores formais.

Entre os temas em destaque pelos palestrantes nesta 3ª edição estão os aspectos constitucionais da Reforma Trabalhista, a negociação coletiva em tempos de novas regras trabalhistas, a aplicação da lei 13.467/2017/segurança jurídica e as mudanças no processo do trabalho. Os debates serão conduzidos por Eduardo Caringi Raupp, presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs); Flávio Obino Filho, titular da Flávio Obino Fº Advogados Associados; João Pedro Silvestrin, vice-presidente do TRT4ª Região durante o biênio 2016/2017; Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, e líder da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no Estado de São Paulo; Luiz Fernando dos Santos Moreira, diretor-tesoureiro da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs); Victor Russomano Junior, advogado e professor da UnB.

As inscrições para o Congresso estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.congressotrabalhista.com.br.

PROGRAMAÇÃO

22 de Março – Quinta-Feira
Local: Guarita Park Hotel
19h – Abertura com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn
Jantar – Sesc Hotel

23 de Março – Sexta-Feira
Local: Guarita Park Hotel
8h30 – I – Palestra de Abertura – Aspectos Constitucionais da Reforma Trabalhista
10h – Coffee break
10h15 – II – Talk Show – A negociação coletiva em tempos de novas regras trabalhistas
12h – Almoço
Local: Hotel Sesc Torres
14h – Talk Show – A aplicação da lei 13.467/2017 e a Segurança jurídica
Debate
16h – Coffee Break
16h15 – Mudanças no Processo do Trabalho
20h – Coquetel no Sesc Hotel

24 de Março – Sábado
Local: Guarita Park Hotel
9h – Espaço para perguntas e respostas
10h – Palestra de encerramento – Aspectos constitucionais da Reforma Trabalhista

Botão Voltar ao topo