Variedades

As memórias do vocalista do Red Hot Chili Peppers

Como vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis sempre viveu no fio da navalha. Em Scar Tissue, relançado agora pela editora Belas Letras, Kiedis prova ser tão convincente como escritor quanto ele é como letrista, oferecendo um relato incrivelmente honesto sobre a vida a partir da qual sua música evoluiu. No livro, ele desafia os clichês das estrelas do rock. Sua narrativa mostra que tudo o que ele vivenciou faz parte de uma jornada apaixonada. Kiedis é um homem “apaixonado por tudo” – a escuridão, a morte, a doença. Até mesmo o seu mergulho no inferno das drogas fez parte dessa jornada, outro elemento que ele transformou em arte.

Eleito pela Revista Rolling Stone como uma das melhores autobiografias de rock de todos os tempos, Scar Tissue chega às principais livrarias do país em março – no mesmo mês em que o Red Hot Chili Peppers se apresenta em São Paulo, no Lollapalooza. Também é possível adquiri o livro pelo site da Belas Letras: belasletras.com.br/scar-tissue/

O núcleo da vida tão intensa de Kiedis surgiu com a formação do RHCP, em 1983. Mais de trinta anos depois, e contra todos os prognósticos, os Chili Peppers se converteram em uma das bandas de rock mais bem-sucedidas de todos os tempos. Embora o quarteto tenha passado por muitas encarnações, Anthony Kiedis, o letrista do grupo e carismático vocalista, esteve lá durante toda essa montanha-russa emocional.

Além de abrir as portas da sua vida privada (relembrando a influência das suas musas ou detalhes da sua relação com o pai traficante de drogas), Kiedis também compartilha experiências tão distintas, mas igualmente impactantes, quanto tocar para 400 mil pessoas em Woodstock ou ter a chance de uma conversa reservada de dez minutos com o Dalai Lama. Ao longo do livro, Kiedis nos mostra suas cicatrizes, escrevendo francamente sobre a morte por overdose de sua alma gêmea e companheiro, Hillel Slovak, ou sobre sua própria luta contra o vício. Lembranças do Brasil também aparecem, quando o vocalista relembra os shows ao lado do Nirvana no Hollywood Rock de 1993: “Os fãs tinham uma exuberância que beirava o perigo”. Scar Tissue é uma história convincente sobre o preço do sucesso e do excesso. Uma história de dedicação e devastação, de intriga e integridade, de imprudência e redenção – uma história que só poderia ter saído do mundo do rock.

Sobre o autor:

Anthony Kiedis é vocalista e membro-fundador do Red Hot Chili Peppers, uma das mais bem-sucedidas bandas de rock de todos os tempos. Formado em Los Angeles em 1983, o RHCP já vendeu mais de 80 milhões de discos no mundo todo e foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 2012. Scar Tissue é o primeiro livro do músico.

  • SCAR TISSUE
  • Anthony Kiedis (com Larry Sloman)
  • Número de páginas: 368 + caderno de fotos
  • Editora: Belas Letras
  • Preço de capa: 69,90
Botão Voltar ao topo