Saúde

Como evitar comer em excesso nos fins de semana


*Por Dra. Marilú Acosta

Chegou o tão esperado fim de semana, momento para descansar e esquecer a dura semana de trabalho. Dias para relaxar, acordar tarde, passear e claro, sair um pouco da dieta. A comida muitas vezes ganha protagonismo e se transforma na atividade social do sábado e domingo. Sair para comer com os amigos e família, celebrar um aniversário, ir ao cinema e comprar aquele saco de pipoca. Mas cuidado! Não pense que tudo está permitido.

Uma investigação publicada no Journal of Obesity revelou que os sábados são os piores inimigos para as mulheres que estão tentando emagrecer. O estudo avaliou 48 adultos entre 50 e 60 anos adeptos à dieta, mas que não conseguiam perder o peso desejado. O motivo? Comer mais durante os fins de semana.

Você pode seguir uma alimentação saudável durante a semana, porém se no sábado e domingo ela é colocada em segundo plano (aumento da ingestão de gordura saturada) a consequência será que o duro trabalho efetuado durante os outros dias estará perdido.

Para evitar este problema selecionamos algumas dicas que te ajudarão a frear o consumo excessivo de alguns alimentos, que grande parte das vezes fazem parte do nosso cardápio.

No café da manhã não altere sua rotina e opte por alimentos saudáveis como frutas, iogurtes, cereais e pães integrais.

– Se os amigos te convidaram para um churrasco, o melhor é comer algo mais saudável em casa antes de sair (uma salada ou alguma fruta), assim você chegará ao local com menos apetite e consumirá uma menor quantidade de carne.

– Muitas vezes optamos pelo fast food como solução para o nosso cardápio, porque geralmente na falta vontade para cozinhar e acabamos descuidando da alimentação.  Tente fugir das pizzas, hamburguês ou comidas muito calóricas. Seja adepta ao pescado, frango grelhado, berinjela a parmegiana, arroz integral com verduras, um sanduiche natural, uma torta de pão integral… coloque a cabeça para funcionar, você pode encontrar uma infinidade de receitas saudáveis na internet.

– Evite comer fora de hora e produtos mais calóricos como bolachas recheadas, salgadinhos e aperitivos. Tenha sempre na geladeira opções como peito de peru, queijo branco, frutas e claro, os frutos secos!

– Vai passear no shopping? Recomendamos que não saia de casa com o estômago vazio, ao ver tantas opções de comida você vai acabar comendo algo que não deveria. Tenha sempre à mão uma barra de cereais, ela te ajudará a tapear a fome de forma saudável sem colocar em risco a sua dieta.

– Vai com os amigos a uma balada? Tente controlar o consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo os coquetéis que são muito mais calóricos e não aportam nenhum beneficio ao seu organismo. Lembre-se também que ao ingerir álcool aumentará seu desejo por comer e provavelmente antes de retornar a casa necessitará comprar algo em um restaurante 24h.

– Mesmo que no fim de semana tenha mais preguiça de se exercitar, o ideal é planejar alguma atividade física mantendo assim o corpo ativo e evitando tentações.

– O plano do fim de semana é ver aquele filme que acaba de estrear no cinema? Então cuidado! Evite comprar os famosos combos com pipoca, refrigerante, cachorro quente e chocolate. Isso pode representar uma ingestão de até mil calorias.

O importante é não fazer mudanças excessivas. Se você consome 2000 – 2500 calorias durante a semana não deverá passar as 3000-3500 nos fins de semana. E inclua sempre proteínas, verduras e carboidratos em sua alimentação como qualquer outro dia da semana.

*Marilu Acosta (1976, Cidade do México), tem um PhD em Literatura Moderna (Universidad Iberoamericana, México), um Mestrado em Saúde Pública e Promoção da Saúde (Universidade Henri Poincaré, França) e dois graus, uma em medicina (U. Anahuac, México) e outra em Literatura Latino-Americana (Universidad Iberoamericana, México)

Botão Voltar ao topo