Geral

Missão à Holanda mostra potencial do RS para investir em energias renováveis

O Brazil Network Day (BND) foi um dos destaques do segundo dia da Missão Energias Renováveis e Biogás Países Baixos à Holanda, nesta terça-feira (13). Uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Haia, o evento ocorreu na cidade de Rotterdam, reunindo palestrantes holandeses e brasileiros e possibilitando encontros de negócios com grupos do país europeu. A secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, apresentou o estágio atual de desenvolvimento das energias renováveis no Rio Grande do Sul. Por outro lado, a secretária destaca que o Estado deve avançar no projeto de criação do Polo Carboquímico.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, o evento foi uma oportunidade de apresentar o Estado, o InvestRS e o esforço de atração de investimentos promovido pelo governo.

Prospecção

Pela manhã, a comitiva gaúcha também viu uma apresentação da Rotterdam Partners, a agência de promoção comercial e investimentos de Rotterdam, e participou de reuniões com empresas holandesas. As rodadas de negócios promovidas pela Fiergs, em conjunto com a Netherlands Enterprise Agency (RVO), a Netherlands Business Support Office (NBSO) e a Enterprise Europe Network (EEN), incluíram nove empresas holandesas com 11 representantes brasileiros, num saldo de 42 reuniões.

Além disso, a empresa Arquea, start up brasileira instalada no Feevale Techpark e que desenvolve projetos para cadeia do biogás e biodigestores de pequena escala; a AgrenNewEnergy, empresa holandesa de energias renováveis; e a Prefeitura de Harmonia firmaram uma carta de intenção para implantação de uma usina de biogás ou biometano no município. O objetivo é reduzir o impacto ambiental da criação de suínos, possibilitando a duplicação do parque industrial (frigorífico) já instalado.

O grupo segue na Holanda até sexta-feira (16). Nesta quarta, a programação prevê visitas às instalações de biogás da empresa DMT e ao Circular Valley, uma iniciativa de três empresas onde haverá apresentação sobre economia circular, cujo conceito visa ao aproveitamento total dos recursos, não produzindo lixo.

A missão é organizada pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e pelo Programa InvestRS, em parceria com o governo do Estado, através da SME, da Sema e da Sdect, com a Netherlands Business Support Office (NBSO), com a Enterprise Europe Network (EEN) e com a Embaixada do Brasil em Haia.

Botão Voltar ao topo