Porto AlegreRio Grande do Sul

Fernando Gabeira abre a programação do Seminário Virada Sustentável 2018

A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade é o tema central do Seminário Virada Sustentável 2018, que acontece no dia 06 de abril, das 09h30 às 18h, na Unisinos – Campus Porto Alegre. A conferência de abertura do seminário – que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre – será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira – conhecido pela sua militância ambiental, cultural e ética e seu ativismo em temas como liberdades individuais e ecologia.

A entrada é franca, com inscrições prévias pelo  site https://www.viradasustentavel.org.br/poa até o dia 02 de abril ou enquanto houver vagas. Em caso de lotação, serão priorizadas as inscrições de diretores, vice-diretores, supervisores e professores municipais. No turno da manhã serão disponibilizadas 400 vagas e, no turno da tarde, 80 em cada uma das quatro mesas simultâneas. Os inscritos deverão escolher um dos temas da tarde.

Considerada a chave para compreender e aplicar o conceito de sustentabilidade, a educação, em todos os níveis de formação – ensino superior e básico, público e privado – é o tema central do Seminário. Na primeira parte, pela manhã, após a Conferência de Fernando Gabeira, haverá uma mesa reunindo representantes da UFRGS, PUCRS e UNISINOS, que debaterão o tema O ensino superior e a educação básica como meta de sustentabilidade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – plataforma da ONU que estabelece metas mundiais de sustentabilidade a serem alcançadas até o ano de 2030 – são o ponto de partida para todas as mesas temáticas que serão realizadas. À tarde, o público se dividirá em quatro mesas com os seguintes temas, que serão discutidos com dinâmicas de cocriaçãoErradicação da Pobreza e Redução das DesigualdadesPaz, Justiça e Instituições EficazesConsumo e Produção Responsáveis; e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Entre os especialistas que compõem as mesas, estão nomes como Antonio David Cattani (Pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais, professor titular de Sociologia no programa de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS), José Ivo Follmann (Vice-Reitor e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos), Camila Luconi Viana (MBA pela FGV em Meio Ambiente e Sustentabilidade, assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi) e Rualdo Menegat (Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável).

Como resultado final do seminário, serão produzidos quatro materiais paradidáticos – textuais, visuais e audiovisuais – sobre os temas abordados. O material ficará disponível aos professores que desejarem incluir a questão da sustentabilidade em seus conteúdos didáticos. Os interessados poderão solicitar um certificado digital de participação no Seminário.

Programação:

Dia 06 de abril, sexta-feira

  • 09h30 – Abertura Oficial da Virada Sustentável
  • 10h – Conferência de Abertura com Fernando Gabeira
  • 11h – Mesa 1 – O Ensino Superior e Educação Básica como meta de sustentabilidade
  •  Participantes: Pe. Pedro Gilberto Gomes (vice-reitor Unisinos); Luís da Cunha Lamb (pró-reitora de pesquisa UFRGS); representante da PUCRS (a definir).
  • 14h – Sequência das mesas temáticas sobre os ODSs – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU
  • Mesa 2 – Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades
  • Mediador: Professor Carlos Moraes/Unisinos. Painel: Antonio David Cattani. Apresentação Imagética: Tiago Coelho. Experiência e estudos na área: John Fernando de Farias Würdig
  • Mesa 3 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  • Mediador: Professor Francisco Marshall/UFRGS. Painel: José Ivo Follmann. Apresentação imagética: Fernando Schmitt. Experiência e estudos na área: a definir.
  • Mesa 4 – Consumo e Produção Responsáveis
  • Mediador: Diego Marconatto. Painel: Camila Luconi Viana. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Volkmann.
  • Mesa 5 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Mediador: Carlo Franzato. Painel: Professor Rualdo Menegat/UFRGS. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Manoel Feijó (Ecotelhado) e Arroio Passo Fundo.

Serviço

  • Seminário Virada Sustentável 2018
  • Teatro do Campus Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640
  • Entrada franca, inscrições prévias até dia 02 de abril, pelo site da Virada
  • Será fornecido certificado digital de participação.
  • Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

Botão Voltar ao topo