NotíciasRio Grande do Sul

Horto Municipal de Caxias inicia produção das flores de inverno

Mudas serão utilizadas para paisagismo de praças e jardins do município

O Horto Municipal José Zugno, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), já iniciou a produção das mudas de flores invernais. Cerca de 250 mil plantas devem ser produzidas, principalmente das espécies boca-de-leão, flor-de-mel mix, belles, calêndula, gomphrena e amor-perfeito.

Cíntia de Castilhos Moraes, gerente do Horto, explica que o processo de produção das mudas de inverno começam sempre no mês de fevereiro. “Primeiro, enchemos uma bandeja de 204 células com um substrato próprio para a produção. Depois, é realizado o processo de semeadura, em que as sementes são inseridas em cada célula da bandeja”, explicou Cíntia.

Após a semeadura, é a hora de aguardar as sementes germinarem. Nesse processo, as bandejas são envelopadas e acondicionadas em prateleiras em uma sala específica, com temperatura constante, entre 24 e 28 graus.

“Precisamos acompanhar a germinação todos os dias, pois o tempo necessário varia dependendo da espécie”, esclareceu. Depois de germinadas, as bandejas com as sementes ficam por cerca de 30 dias nas grandes estufas para, em seguida, passarem pelo processo de transplante.
O transplante é a etapa que está sendo realizada atualmente pela equipe do Horto. As mudas que estavam em bandejas com 204 células estão sendo transferidas para outras que possuem 15 células, para que as mudas tenham mais espaço para se desenvolver. “Aqui, todo o trabalho é manual e feito com muita dedicação pela nossa equipe. Ver as estufas floridas no final da safra é sempre recompensador”, declarou Cíntia.

Depois do transplante, já nas bandejas de 15 células, as mudas são transferidas para as estufas novamente, onde ficam por cerca de duas semanas. No Horto, a produção é feita com revezamento: enquanto algumas estão germinando, outras já estão crescendo nas estufas. As flores produzidas são utilizadas para paisagismo de praças e jardins do município, além de atender às solicitações de entidades públicas. Nada é comercializado neste espaço.

Além das sementes adquiridas pela prefeitura, a equipe do Horto também produz mudas por estacas (por meio de galhos, ramos ou folhas da própria planta). O processo é econômico, simples e permite obter flores com a mesma característica da planta anterior.

Informações da PMCS

Botão Voltar ao topo