Saúde

Amenize os efeitos do calor no organismo

Altas temperaturas e tempo seco requer muita hidratação

As altas temperaturas aliadas à falta de chuvas e baixa umidade podem afetar diretamente a saúde. Por isso, alguns cuidados são essenciais para amenizar os efeitos colaterais do calor. De acordo com o otorrinolaringologista Jairo de Bairros, os primeiros sintomas do clima quente são a secura no nariz e na boca. “Nessa época do ano, é comum sentir a boca e o nariz secos. Por isso, a hidratação e o consumo de água são fundamentais para a manutenção do organismo”, comenta o especialista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).

Para saber qual é a quantidade exata de água que o seu corpo necessita, a dica é ficar atento na cor da urina. “O quanto de água que alguém precisa ingerir em um dia pode variar de uma pessoa para outra. Se a urina estiver com cor forte é preciso consumir mais líquido, se estiver clara, a quantidade é ideal”, exemplifica.

Além do consumo de líquido, Barros elencou outras medidas que podem ser tomadas no cotidiano para melhorar a qualidade da saúde nos dias quentes e secos. O umidificador de ar, quando bem utilizado, é sempre útil para manter o equilíbrio do ar, na falta dele, pode-se utilizar uma toalha úmida no ambiente que você permanecerá por mais tempo. Além disso, é essencial lavar o nariz algumas vezes durante o dia com soro. Quem preferir pode hidratar as narinas com o uso de pomadas (como Bepantol, óleo Jonhson’s) e até azeite de oliva – alternativa mais natural que pode inclusive ser usada com os bebês.

Apesar do calor, é bom evitar longas exposições ao ar condicionado, já que o aparelho retira a umidade do ar e pode prejudicar ainda mais o organismo. Outros cuidados como, lavar as mãos utilizando água e sabão várias vezes ao dia, priorizar o consumo de comidas leves e saudáveis e também evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h devem ser fazer parte da rotina dos brasilienses nessa época do ano.

Botão Voltar ao topo