Geral

Mackenzie sedia II Colóquio Internacional de Psicologia

O evento compõe rede de trocas estabelecida entre universidades

Como se articulam as questões do macrocontexto social e a problemática da diferença em psicanálise no trabalho com grupos, casais, famílias e instituições? Quais vias se abrem, no contexto atual, para enriquecer a compreensão da diferença no campo da psicanálise?
Essas e outras questões serão debatidas entre os dias 18 e 20 de abril, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), quando acontece o II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos com o tema “Figuras da diferença e o dispositivo psicanalítico de grupo”.

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudo da Violência e Vulnerabilidade Social (LEVV), do curso de Psicologia da UPM, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Uninversité Lumière Lyon, e Associação Brasileira de Psicanálise, Casal e Família (ABPCF).

Congregando importantes pesquisadores da área provenientes de diferentes lugares do mundo como Europa, África, Oceania e América Latina, o destaque vai para a presença francesa. O colóquio integra uma rede de trocas estabelecidas entre universidades a partir do pioneirismo da Université Lumière Lyon, na França, que hoje reúne importantes instituições europeias e latino americanas. A rede “grupos e vínculos intersubjetivos” busca consolidar um espaço científico, político e institucional no qual os temas sobre grupos e instituições possam ser retomados e legitimados dentro do pensamento psicanalítico.
Serão dezoito convidados internacionais, além dos nacionais, que trarão palestras com tradução simultânea e debates ao público, fortalecendo a rede de instituições nacionais que tratam do tema.

O público-alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que trabalham em instituições de saúde, educação, assistência social e sistema judicial. Essas instituições, no Brasil e no mundo, recebem trabalhos com grupos formados por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores. Por isso, esta edição do evento visa abrir espaço para que as práticas desses grupos sejam discutidas e pesquisadas. Entre os assuntos a serem abordados, estão “o trabalho com grupos e vulnerabilidade social”, “o sofrimento psíquico nas instituições e na cultura”, “práticas de mediação com crianças e adolescentes”, “grupos, transmissão psíquica e questões de identidade” e “o racismo nos grupos”.

Serviço
II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos

Botão Voltar ao topo