Saúde

Proteja seu filho da bronquiolite

A bronquiolite é uma inflamação das vias aéreas menores, que aparece principalmente em crianças com até dois anos de idade e causa secreção nasal que dificulta a respiração de lactentes, podendo vir acompanhada de febre ou não. Nos adultos, menos comum, a doença acomete tabagistas e tende a levar à fibrose pulmonar. Mas a inflamação realmente preocupa quando atinge os pequenos, já que em casos mais graves, pode prostar os pacientes e causar dificuldades respiratórias severas.

Para diminuir a incidência de contaminação e os males que, principalmente, o vírus sincicial causa ao organismo, o médico de Rinosoro, Edgard da Veiga Lion Neto (CRM: 62943-SP), sugere algumas medidas simples. Confira!

Cubra o nariz e a boca das crianças quando elas tossem ou espirram e higienize as mãos sempre
A prática simples de cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e higienizar as mãos previne o possível contágio por vírus de todas pessoas que estão próximas aos doentes. É importante lavar mãos dos pais e crianças com frequência, particularmente, quando tocar o nariz, a boca ou após alimentação;

Utilizar lenços descartáveis ao invés dos de tecido
Ainda há quem insista no uso de lenços de tecido, porém o recomendado é utilizar lenços de papel para conter a coriza ou assuar o nariz. Os lenços descartáveis são mais higiênicos e diminuem as chances de propagar o vírus para outras pessoas.

Lavar e secar utensílios domésticos e brinquedos após seu uso
Os utensílios domésticos e brinquedos devem ser higienizados sempre. Quando a criança fica doente, torna-se imprescindível o não compartilhamento desses itens e a higiene diária dos objetos para evitar contaminações. Recomenda-se que a limpeza seja feita com água e detergente e posteriormente desinfete os objetos com uma solução de água sanitária e água corrente.

Higienize o nariz do bebê e mantenha o pequeno hidratado
A limpeza e hidratação nasal contribuem para manter as vias aéreas superiores limpas e em bom funcionamento. Com isso, as defesas do corpo são mais eficientes, livrando de infecções oportunistas.

Procure ajuda médica sempre
A bronquiolite é uma doença que pode debilitar muito os pacientes e levar a dificuldades respiratórias, então é fundamental que um médico seja consultado logo no início dos sintomas. Observe se o pequeno tem cianose de extremidades (pele arroxeada por falta de oxigenação), tosse seca, respiração ruidosa e rápida, pequenas pausas durante a respiração, falta de apetite, vômitos após a alimentação e estado irritativo. Alguns casos mais graves evoluem para desidratação, fadiga e insuficiência respiratória grave. Em raros casos pode ter o aparecimento de uma pneumonia bacteriana por germes oportunistas.

 

Botão Voltar ao topo