ACIST-SL completa 98 anos

Nesta quarta-feira, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e de Tecnologia de São Leopoldo comemora 98 anos de fundação. Fundada em 21 de março de 1920, a ACIST-SL congrega mais de 400 empresas associadas e quase um século de lutas e defesa da classe empresarial.

Desde sua implantação, a entidade tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da cidade, como a melhoria da estrada de ferro que ligava São Leopoldo a Porto Alegre; a criação da Escola Frederico Guilherme Schmidt para a formação de técnicos para atuar na área industrial; a não divisão da cidade com a vinda da Trensurb (como ocorreu com os municípios vizinhos); a construção da Fundação Casa Aberta para abrigar crianças e adolescente em situação de risco; o protagonismo na implantação do Parque Tecnológico Tecnosinos; o apoio para a melhoria da Segurança Pública e para a implantação do Medical Valley; a criação de Núcleos Setoriais para o fortalecimento das empresas de pequeno porte e a presença em diversos órgãos e instituições.

98 acistsl 468x468 - ACIST-SL completa 98 anosPara o presidente da ACIST-SL gestão 2018/2019, Oldemar Brahm, é um grande desafio estar à frente de uma entidade com esta trajetória, mas também é uma forma de retribuir o apoio recebido ao longo dos anos. “O associativismo é um dos modelos mais importantes para o fortalecimento e o crescimento empresarial”, ressalta. O maior exemplo, segundo ele, é o Tecnosinos, que surgiu dentro da Associação e foi amplamente apoiado pelos demais membros da sociedade, como o poder público e as instituições.

Para celebrar a data, no dia 29 de junho será realizado um jantar, no Villa Petit.