Geral

Demanda por Crédito do Consumidor cai 8,1% em fevereiro

A Demanda por Crédito do Consumidor reduziu-se em 8,1% em fevereiro na comparação mensal com dados dessazonalizados, de acordo com informações nacionais da Boa Vista SCPC. Já no acumulado em 12 meses (março de 2017 até fevereiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes), o indicador avançou 2,8%. Na avaliação interanual (fevereiro de 2018 frente a fevereiro de 2017), apresentou crescimento de 8,0% e no acumulado do ano, a elevação foi de 8,6% em comparação ao acumulado de 2017.

Com a gradual melhoria da atividade econômica, o consumo deve seguir em um movimento de recuperação, colaborando para elevação da demanda por crédito. Com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, a tendência é a continuidade da retomada do indicador. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados. Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses o segmento Financeiro apresentou maior avanço, crescendo 2,9%. O segmento Não Financeiro avançou 2,4% na mesma base de comparação.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Botão Voltar ao topo