EducaçãoRio Grande do Sul

Estudantes do CETEC UCS conquistam o 1º lugar em Festival de Ciência e Tecnologia na Tunísia

O grupo formado por três alunas e uma professora do CETEC UCS conquistaram o primeiro lugar no I-FEST – o Festival Internacional de Engenharia, Ciências e Tecnologia, realizado na cidade de Monastir, na Tunísia. As caxienses foram as únicas representantes do Brasil no evento.

Com o projeto Intitulado “Utilização da Casca de Arroz Incorporada ao Polímero – Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento”, o trabalho das alunas Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti concorreu na categoria Ciência Ambiental. O campo acadêmico multidisciplinar integra ciências físicas, biológicas e de informação ao estudo do meio ambiente e à solução de problemas ambientais.

A orientação da pesquisa científica foi realizada pela professora Tatiana Bisoto, que acompanhou a execução do trabalho, coorientado pela professora Andréia Gobbi. A pesquisa, realizada com o apoio do Laboratório de Polímeros da UCS, foi desenvolvida durante a 5ª Mostra Científica do CETEC, realizada em agosto de 2017.

O tema de pesquisa surgiu depois que as alunas perceberam que a casca de arroz é um sério problema ambiental, sendo um resíduo gerado em grande escala nos campos orizícolas. Durante o descarte inadequado, a casca de arroz passa pelo processo de compostagem ou carbonização, liberando gás metano, agente também responsável pelo aquecimento global. Tendo isso em vista, as estudantes desenvolveram um material a partir da injeção de casca de arroz no Polietileno de Alta Densidade, caracterizando um novo material que pode ser empregado na fabricação de vários objetos e dando um destino mais adequado ao resíduo ambiental.

A pesquisa é inovadora, visto que não há registros de trabalhos envolvendo os materiais utilizados no processo desenvolvido pelas estudantes, e recebeu premiações na Mostratec, a maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina, em que garantiu o segundo lugar na categoria Gerenciamento do Meio Ambiente. As estudantes também receberam convite para apresentar a pesquisa no International Science Project Olympiad – Engineering & Environment & Energy, em Istambul, na Turquia.

Para a diretora Ana Possapp Cesa, a premiação dos estudantes na Mostratec e o reconhecimento internacional é a concretização de uma sólida formação geral, que coloca o jovem como protagonista do próprio processo de ensino-aprendizagem: “Nosso aluno, através do estudo e da pesquisa, se torna agente transformador na construção de uma sociedade mais justa e mais humana, preocupada com a realidade ambiental em que está inserido”, disse a professora.

Botão Voltar ao topo