NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo cria Comitê Gestor de Transparência na Administração Pública

A Prefeitura de São Leopoldo criou o Comitê Gestor Permanente de Transparência da Administração Pública no Âmbito do Poder Executivo. O decreto foi assinado pelo prefeito Ary Vanazzi, na terça-feira, 21 de março, após o ato de divulgação da ampliação de ferramenta digital Programa Contas Abertas.

O ouvidor geral de São Leopoldo, Diego Specht, falou sobre as atribuições do comitê, que reúne servidores e servidoras do quadro da administração municipal. “Vimos que muitas informações equivocadas estavam se espalhando, muitas vezes por falta de entendimento da documentação disponibilizada no Portal da Transparência. Recebemos o Portal da Transparência totalmente desatualizado e tivemos que responder ao Ministério Público. A partir de então, formamos uma equipe adequar e atualizar a ferramenta. Com o passar do tempo, percebemos que o trabalho deveria ser continuado”, frisou o ouvidor.

Ainda de acordo com Specht, o foco do trabalho serão os servidores e servidoras por meio de palestras, seminários, e diálogo permanente entre toda Administração Municipal. “Estamos em época de poucos investimentos e devemos lidar da foram mais responsável possível com as verbas públicas”, observou Specht.

A titular da Secretaria de Orçamento Participativo, Janaína Fernandes, afirmou que o comitê é mais uma forma da atual administração tratar a coisa pública com a devida transparência. “Nossa administração prima pelo diálogo e nitidez nas contas públicas. Com isso, garantimos uma qualificação da participação popular. A população de São Leopoldo dispõe de diversas formas de fiscalizar para auxiliar o Poder Público, e assim, chegarmos a São Leopoldo que tanto queremos”, pontuou a secretária Janaína.

Botão Voltar ao topo