NotíciasRio Grande do Sul

SMED e Unisinos oferecem formação para professores das escolas municipais

O convênio entre a Secretaria de Educação (SMED) e a Unisinos possibilitará a professores de Língua Portuguesa das escolas municipais de Novo Hamburgo a participação no curso de extensão “Projetos Didáticos de Gênero e Ensino da Língua Materna nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. A formação será realizada em encontros até o mês de outubro. A abertura do curso aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 22 de março, na Unisinos. “É um privilégio estarmos aqui na universidade aproximando a formação acadêmica da prática diária nas escolas. Precisamos estar qualificados para buscar respostas. Assim estaremos em constante aprendizagem”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que acompanhou a abertura do curso.

Professores das escolas municipais participam de formação em parceria entre a Secretaria de Educação (SMED) e a Unisinos – Foto: Bruna Provenzano

A iniciativa tem como objetivo promover o debate e o desenvolvimento profissional de professores de Língua Portuguesa e coordenadores de escolas da Rede Municipal de Ensino. Durante a formação, os educadores discutirão temas como metodologia de projetos didáticos de gênero, a Base Nacional Comum Curricular e os quatro principais eixos de ensino de língua materna: leitura, escrita, oralidade e análise linguística.

O curso é oferecido gratuitamente aos professores das escolas municipais e os encontros acontecem durante o turno de trabalho. “As mudanças acontecem a partir de alianças como esta parceria entre a universidade e a Secretaria de Educação”, afirmou a representante de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Dorotea Kersch. Os professores Ana Maria Guimarães e Anderson Carnim são os coordenadores do curso.

Informações PMNH

Botão Voltar ao topo